16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalUnião de Freguesias investe 33 mil euros na renovação de escolas

União de Freguesias investe 33 mil euros na renovação de escolas

O executivo de freguesia lembra que se comprometeu a executar obras nas escolas e afirma ter cumprido antes de terem começado as aulas

O início do ano lectivo encontrou as escolas da responsabilidade da União das Freguesias de Setúbal com obras executadas para garantir o seu “melhor funcionamento”, refere o executivo da freguesia, que lembra ter cumprido a meta a que se propôs: “as melhores condições no regresso às aulas e o bem-estar de alunos, professores e auxiliares.
Estas obras que decorreram durante as férias de verão, implicaram um investimento de 33 mil euros, sendo estas intervenções enquadradas nos Acordos de Execução entre a Câmara Municipal de Setúbal e a União das Freguesias de Setúbal, no âmbito da descentralização de competências.
As obras de melhoramento de instalações incidiram em oito escolas básicas e três jardins-de-infância, onde a Junta detém competências e responsabilidade de garantir as melhores condições para a comunidade escolar.

- PUB -

Após o contacto com cada agrupamento e direcção escolar, a União das Freguesias de Setúbal realizou um “levantamento das necessidades de cada escola e procedeu à reparação de materiais escolares, canalizações, sistemas de iluminação, pintura de espaços, manutenção do espaço de salas de aula e do recinto escolar. Em todas as escolas foi realizada a limpeza de sebes e o corte de ervas, bem como a manutenção de espaços verdes”.

Entre os trabalhos executados, destaca-se a construção de uma sala de apoio na Escola Básica n.º 3 do Montalvão, o qual compreendeu a ampliação e remodelação de um espaço existente. Foi ainda instalado um novo sistema eléctrico, novo pavimento e a pintura de paredes. A Junta de Freguesia procedeu ainda à recuperação do pavimento da Sala de Professores, ao melhoramento do sistema de iluminação e pintura da divisão.

Na Escola Básica n.º 2 Santa Maria da Graça foi concretizada a reparação e correcção do sistema de platibanda de protecção de águas na parede exterior do refeitório, bem como a pintura e recuperação de fissuras e buracos no muro interior do recinto escolar.

- PUB -

À semelhança da Escola Básica de São Gabriel, que assistiu à melhoria de condições do seu sistema de iluminação, também as Escolas Básicas dos Arcos e de Santa Maria da Graça vão receber novas armaduras e lâmpadas LED.

Refere a União das Freguesias de Setúbal que desde o início do mandato 2013/2017, tem vindo a “fortalecer o contacto com as escolas no sentido de auscultar as suas necessidades e garantir as condições ideais para toda a comunidade escolar”. Prova disto, acrescenta, “é o investimento realizado pela Câmara de Setúbal para este novo ano lectivo, no valor de um milhão e 300 mil euros, que contou igualmente com a participação regular com a própria Junta”.

 

- PUB -

No início deste ano lectivo, a União das Freguesias de Setúbal realizou trabalhos de desmatação e limpeza da Escola Básica Barbosa du Bocage, estando prevista igual intervenção na Escola Secundária du Bocage.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -