26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSetúbalGlórias da Polónia atracam no Sado

Glórias da Polónia atracam no Sado

Na 5ª edição da Semana do Mar os navios contam a história desde os Descobrimentos aos desafios da navegação contemporânea

 

- PUB -

O veleiro-escola Fryderyk Chopin, cuja denominação homenageia o clássico músico também de origem polaca, marca presença em Setúbal, na 5ª edição da Semana do Mar Setúbal 2019. Se a ausência do português Navio-Escola Sagres estava a deixar os apaixonados pelas glórias dos mares mais reticentes, a presença do Fryderyk promete não deixar ninguém indiferente. As visitas estão disponíveis entre os dias 26 e 28 de Setembro.

O veleiro desenhado pelo famoso arquitecto Zygmunt Choren desloca 306 toneladas e mede 55 metros de longitude, por 8,50 metros de boca, com dois mastros nos quais é possível içar 1200 m2 de velas.

Construído em Gdansk, pelo estaleiro de construção naval Dora, o veleiro foi lançado à água em 1992. Actualmente, é propriedade da Escola Superior de Direito e Administração de Varsóvia, na Polónia. A bordo o Fryderyk pode receber 50 pessoas, entre membros da tripulação, estagiários e visitantes.

- PUB -

Também de origem polaca a barquentina Pogoria, chega ao Cais 2 da frente ribeirinha no dia 28 e estenderá a ponte para receber visitantes.

Pogoria foi também projectado pelo arquitecto naval Zygmunt Choren e lançado ao mar em 1980. Integra uma série de veleiros contemporâneos de médio e grande porte, construídos na mesma época em Gdansk, na Polónia.

 

- PUB -

Descobrimentos de Portugal a Espanha

 

Ao longo da Semana do Mar também marca presença em Setúbal a nossa caravela Vera Cruz. Esta réplica idêntica dos barcos utilizados durante os Descobrimentos foi construida no ano 2000, no Estaleiro Naval de Vila do Conde. Na época o projecto destinou-se a assinalar os 500 Anos do Descobrimento do Brasil.

Hoje a caravela é utilizada para treino de vela e experiências de mar. As vistas também estão disponíveis entre os dias 26 e 28.

Nos mesmos dias o Galeão Andalucía marcará presença, como réplica dos navios usados pelos espanhóis durante os séculos XVI a XVIII, nas expedições marítimas entre Espanha, América e Filipinas – as Frotas das Índias.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -