24 Maio 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTurismo poder ser rosto de Sant’Iago em 2020

Turismo poder ser rosto de Sant’Iago em 2020

A celebrar 437 anos a Feira de Sant’Iago elogia a Gastronomia de Setúbal e das suas cidades irmãs

 

- PUB -

 

Turismo pode ser tema da Feira de Sant’Iago em 2020. A ideia foi lançada por Maria das Dores Meira em entrevista a O SETUBALENSE-DIÁRO DA REGIÃO sobre o crescimento e inovação inerente ao maior certame do sul do país. Quanto ao futuro, a autarca revela que mantém-se em aberto a possibilidade de, um dia, a feira mudar de lugar.

“Daqui a uns anos pode-se encontrar outro espaço no âmbito das reorganizações, requalificações e redistribuição administrativa. Um espaço que os futuros executivos considerem melhor”, revela. Uma proposta sobre a qual Maria das Dores Meira já havia demonstrado abertura em 2018.

- PUB -

Quanto ao pressente Maria das Dores Meira deixa claro, “para já aquele espaço [Parque Sant’Iago, nas Manteigadas] é o mais adequado e não há outro que se tenha afirmado tão interessante para a feira como aquele. E por isso ela está lá há 15 anos”.

 

Sant’Iago um elogio às bandeiras de Setúbal

- PUB -

A partir do dia 20 de Julho a Feira de Sant’Iago abre portas ao tema da Gastronomia, depois de ter visitado os Vinhos da Região, em 2018. Um tema que Maria das Dores Meira apresenta como ex-libris do concelho associado ao Turismo.

“Nós vamos revisitando os temas todos os anos. Afinal esta é uma feira com 437 anos e todos os anos vimos o que está a acontecer do ponto de vista de maior importância para a nossa cidade. E é certo que um dos motivos pelos quais muitas pessoas vêm à nossa cidade é a gastronomia”, afirma a autarca.

A partir dos sabores e aromas da gastronomia Dores Meira estende a ponte para a edição de 2020. “A cidade não tinha turismo. Hoje é uma cidade com turismo. E esse pode ser, de facto o grande tema do próximo ano”.

Um tema que surge a partir de um cocktail preparado com ingredientes da terra e do mar. “Apenas tivemos que começar arrumá-los. Puxar o brilho. Porque os golfinhos já cá estavam, não os inventamos. O rio Sado já cá estava. A Arrábida também”.

 

2019 de tecnologia e inovação

 

O Parque Sant’Iago acompanha as inovações que o município vai incutindo a cada ano na feira. Entre as novidades de 2019 está a abertura de espaços adjacentes ao parque que fazem parte de uma meta para o futuro. Crescer em área para abraçar a inovação.

É nesse sentido que o Pavilhão Municipal das Manteigadas abre portas para receber a mostra empresarial e institucional presente da Feira de Sant’Iago até 4 de Agosto.

Local onde uma área significativa será dedicada à tecnologia com a E-TECH Feria de Sant’Iago 2019. Uma área voltada para o público juvenil. Com drones e arenas de gaming.

De panelas e bagagens na Feira de Sant’Iago

 

Ao longo de 16 dias a Feia de Sant’Iago recebe um conjunto de novidades relacionadas com a própria temática no Pátio dos Sabores. Na entrada principal este espaço inteiramente dedicado à gastrónoma recebe os visitantes como demonstrações de culinária em momentos showcooking.

Entre os chefs de renome nacional e internacional que marcam presença com receitas do mundo estão Chakal e Luís Gaspar.

Entre as especialidades presentes não faltam as Caldeiradas de Setúbal, os S’s de Azeitão, a Cachupa e muitos outros sabores do mediterrâneo.

Momentos que representam a multiculturalidade de Setúbal a partir de um convite lançado “a todos os municípios geminados com Setúbal ou com os quais temos protocolos”, explica Dores Meira. Nem todos estão presentes, mas a mostra continua a prometer muitas novidades e sabores com “Quelimane, de Moçambique; Beauvais, de França; Éilat, de Israel, no âmbito das Baías Mais Belas do Mundo; Tarrafal, de Cabo Verde. E de Portugal, Leiria”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -