26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMercado Quinhentista no Forte de S. Filipe resiste à chuva

Mercado Quinhentista no Forte de S. Filipe resiste à chuva [fotos]

50 barracas e tendas de venda, dos mais variados produtos com destaque para comidas e bebidas, atraem visitantes, incluindo estrangeiros. Chuva e frio incomodaram um pouco o primeiro dia mas a festa continua até Domingo

 

- PUB -

O Mercado Quinhentista que abriu esta sexta-feira (30) no Forte de São Filipe, em Setúbal, está a registar boa afluência de visitantes, apesar da chuva que tem caído durante a tarde, alternada com períodos de sol.

A feira medieval, que abriu às 13 horas, conta com 50 expositores, entre barracas e tendas de bebidas, comidas, artesanato, produtos e doces tradicionais. A animação é assegurada pela Alius Vetus, Associação Cultural História e Património, que organiza actividades tradicionais da época medieval renascentista e mantém no local cerca de 70 pessoas envolvidas em diversas actividades.

As danças, combates de espada, espectáculos de fogo, jogos tradicionais, mostras de aves de rapina e de répteis, são algumas das coisas que se podem encontrar na feira que procura recriar o ambiente do século XVI.

- PUB -

O programa inclui a participação de diversos grupos, nomeadamente Gaiteiros da Bardoada, de Pinhal Novo, Agape, Companhia AlNawar, Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros e Vox de Ville.

Na primeira tarde do mercado, o recinto, esteve quase sempre bem preenchido com muitos visitantes, nacionais e estrangeiros, incluindo famílias completas de pais e filhos.

Foi o caso de Jorge Santana e Carla Pinto, setubalenses, que aproveitaram para conhecer a feira, uma vez que no ano passado não visitaram o Mercado Quinhentista.

- PUB -

“É uma boa iniciativa, o ambiente está engraçado” disse Jorge Santana ao DIÁRIO DA REGIÃO. A esposa, Carla Pinto, destacou a utilidade do evento para “animar a cidade”.

Os números de visitantes ainda não são conhecidos, mas a Alius Vetus, que é organizadora da feira em conjunto com a Câmara Municipal de Setúbal, acredita que este ano poderá ser ultrapassado o resultado do ano passado, que foi a primeira edição.

“Esperamos mais visitantes que o ano passado porque acreditamos que quem veio gostou e volta, e que agora há mais pessoas a saber da realização do evento”, disse Vítor Cabral, da associação, ao DIÁRIO DA REGIÃO.

Segundo o mesmo responsável, a data escolhida para este ano pode contribuir também para haver mais público.

“Escolhemos esta data, para aproveitar a época da Páscoa, em que há mais visitantes estrangeiros, sobretudo espanhóis”, referiu Vítor Cabral.

O acesso de automóvel ao Forte de S. Filipe, durante os três dias de feira, é proibido, ou condicionado a viaturas autorizadas e residentes, mas os visitantes podem aproveitar o transporte disponibilizado para o evento.

Autocarros gratuitos fazem continuamente a ligação entre a Casa da Baia e o Mercado Quinhentista.

Já o bilhete de entrada na feira custa dois euros por pessoa ou seis euros para grupos de quatro pessoas. As crianças até aos 12 anos não pagam.

A feira, que funciona das 13 até cerca das 24 horas, vai durar até Domingo (01).

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -