16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalRio Sado tem três novos golfinhos

Rio Sado tem três novos golfinhos [fotos]

Sereia, Lua e Bolinhas, são as três novas crias que nasceram no Verão mas só agora foram divulgadas para sua protecção. A população de roazes corvineiros no Estuário do Sado é agora de 30 animais. Crianças da Escola Básica Luísa Todi escolheram os nomes

Sereia, Lua e Bolinhas são as três novas crias da população de roazes corvineiros do Estuário do Sado, que, com estes três nascimentos, aumentou para um total de 30 animais, revela o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

- PUB -

Os novos golfinhos nasceram todos este ano. O mais velho em Junho, o segundo em Agosto e o terceiro nasceu em Setembro.

“2017 contou com o nascimento de três crias no seio da população residente de roazes corvineiros, tursiops truncatu, do Estuário do Sado. Com estes três novos elementos a população conta agora com 30 animais”, informa o ICNF, explicando ter “optado por não divulgar no imediato estes nascimentos de modo a proteger as novas crias.”

Os nomes dos novos golfinhos foi escolhido por crianças da Escola Básica Luísa Todi, de Setúbal, por decisão do Conselho Estratégico da Reserva Natural do Estuário do Sado.

- PUB -

A escolha dos nomes foi organizada pelo ICNF em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a votação decorreu no passado dia 11, no auditório da Escola Básica Luísa Todi, numa iniciativa que incluiu uma apresentação pela equipa técnica do ICNF – Reserva Natural do Estuário do Sado e distribuição de material informativo sobre a comunidade de roazes do Sado e sobre a Reserva Natural do Estuário do Sado.

“O interesse e o entusiasmo demonstrados pelas camadas mais jovens da população de Setúbal foram grandes e reflectem o interesse crescente sobre o grupo de golfinhos-roazes do Sado, que a equipa da Reserva Natural do Estuário do Sado acompanha e difunde desde há cerca de 30 anos!”, conclui a nota divulgada pelo ICNF.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -