19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalCapricho Setubalense comemora 150 anos

Capricho Setubalense comemora 150 anos

Aniversário da Sociedade Musical Capricho Setubalense foi assinalado com uma sessão solene, que incluiu um concerto, pela banda da colectividade e um espectáculo pirotécnico

 

- PUB -

A festa começou na rua, no Largo da Misericórdia, pelas 21h00, com a interpretação do hino da Sociedade Musical Capricho Setubalense pela banda de música, seguida do hastear da bandeira e de um pequeno espectáculo pirotécnico.

A sessão comemorativa do 150.º aniversário da Capricho realizada esta quarta-feira, 22, continuou no interior da sede da colectividade, num evento em que marcaram presença a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, e o vereador da Cultura, Pedro Pina, entre outras individualidades.

Perante mais de duas centenas de representantes de colectividades, associações e instituições culturais da cidade e da região, Maria das Dores Meira assinalou o “feito notável” que é uma associação comemorar 150 anos de existência. “Notável pelo que representa de perseverança das sucessivas gerações de dirigentes associativos que por aqui passaram. Notável porque a Capricho chega ao seu 150.º aniversário com intensa actividade e, mais importante, com a capacidade de se renovar, de se modernizar.”

- PUB -

A autarca apontou ainda o “papel central de inegável importância” que a Sociedade Musical Capricho Setubalense desempenha no movimento associativo do concelho, tendo em conta a intervenção no ensino da música e a manutenção de uma banda filarmónica “de excelência”, além de ter “um elevado ritmo de realização de actividades culturais e de participação em actividades desportivas”.

A edil setubalense destacou que a autarquia tem a “enorme honra de poder caminhar lado a lado com uma das mais prestigiadas e activas associações da terra”, e orgulha-se de, “modestamente, contribuir com vários apoios na recente realização de obras nas instalações da colectividade e com a pintura do edifício”, acção enquadrada na “requalificação e dignificação de um dos mais importantes largos da cidade”.

Em dia de aniversário, a banda filarmónica, que conta agora com 60 elementos, recebeu 14 novos músicos provenientes da escola de música da colectividade, o que “é um número muito significativo e revela a grande dinâmica da escola”, sublinhou o presidente da Capricho, Nuno Marques.

- PUB -

A sessão comemorativa contou ainda com a entrega dos emblemas aos associados, que cumprem 25 anos de dedicação à colectividade e terminou com um concerto pela Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

No âmbito das comemorações do aniversário da associação realiza-se a 8 de Dezembro, sexta-feira às 16h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, o espectáculo “Capricho, 150 Anos de Cultura”, com entrada livre.

 

Executivo destaca “papel importante” da Capricho Setubalense no associativismo

A Câmara de Setúbal aprovou por unanimidade na sessão pública desta quarta-feira, 22, uma saudação pelo 150º aniversário da Sociedade Musical Capricho Setubalense, onde sublinhou o papel central que a colectividade desempenha no quadro do movimento associativo do concelho.

“A cidade precisa da sua Capricho e, felizmente, encontra nesta centenária colectividade uma associação à altura das suas necessidades. Encontra aqui um pólo de dinamização cultural ímpar, cheio de história, mas acima de tudo, cheio de futuro. Saudar a Capricho Setubalense é valorizar os 150 anos da história da nossa cidade, porque a Capricho é, sem dúvida, um elemento central nesse processo de progresso e desenvolvimento”, pode ler-se no documento.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -