26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalMais de 30 mil despediram-se de Zeca Afonso há três décadas em...

Mais de 30 mil despediram-se de Zeca Afonso há três décadas em Setúbal

Cemitério de Nossa Senhora da Piedade encheu-se e ficou colorido pelo vermelho da flor que marcou a Revolução de Abril. O pai de “Grândola, vila morena” tinha falecido aos 57 anos, no hospital da cidade

Um mar de gente e de cravos vermelhos inundou Setúbal, nessa terça-feira, 24 de Fevereiro de 1987, quando José Afonso foi sepultado, no cemitério de Nossa Senhora da Piedade. Mais de 30 mil pessoas, segundo números oficiais então divulgados, acompanharam o músico, o compositor, o poeta, o combatente, o criador de “Grândola, vila morena”, que morrera na madrugada anterior, 23, aos 57 anos, no hospital da cidade.

- PUB -

A antiga Escola Industrial e Comercial de Setúbal, onde José Afonso fora professor duas décadas antes, e de onde a ditadura o expulsara, acolhia agora o seu corpo. No pátio e nas ruas em volta, onde já não cabia mais gente, recitavam-se versos da “Trova do vento que passa”, de Manuel Alegre: “Há sempre alguém que resiste/ há sempre alguém que diz não.”

Por volta das 15h00, quando a urna, levada em ombros por amigos do músico, apareceu ao cimo das escadas da escola, a multidão, sem qualquer aviso ou combinação prévia, começou a cantar “Grândola, vila morena”, a senha do 25 de Abril. Foi a primeira de muitas canções de José Afonso entoadas durante essa tarde.

- PUB -

Os músicos Francisco Fanhais e Luís Cília encabeçavam o grupo que transportava o caixão, coberto por um pano vermelho, sem qualquer símbolo, como o músico pedira, rodeado de cravos e com um pão aberto. Nas horas seguintes, operários da antiga cintura industrial de Lisboa e pescadores de Setúbal, amigos de José Afonso, familiares, como o irmão João, e companheiros de percurso, como José Mário Branco, Sérgio Godinho ou Júlio Pereira, revezar-se-iam no transporte do corpo.

Funeral sem luto

No funeral de José Afonso, não havia luto. Esse era outro dos desejos do cantor. Todos se juntaram, homens e mulheres, novos e velhos, jovens e crianças, quase sempre de cravo vermelho e punho direito cerrado e erguido. Todos cantaram.

- PUB -

O quilómetro e meio que separa a actual Escola Secundária Sebastião da Gama do chamado cemitério velho, foi percorrido a passo, ao longo de duas horas e meia, ao som da música do cantor, sobretudo “Grândola, vila morena”.

A Sociedade Musical da Fraternidade Operária Grandolense juntou-se ao cortejo e eram tantas as pessoas que parecia impossível vislumbrar o início ou o fim da torrente. O trânsito parou. As avenidas 5 de Outubro e Jaime Cortesão ficaram cheias, sem clareiras na multidão.

Muitas fábricas deram tolerância aos trabalhadores, para acompanharem o funeral de José Afonso, assim como a Câmara Municipal de Setúbal, a cidade onde este fundara, ainda antes da Revolução dos Cravos, o Círculo Cultural.

Sindicatos, cooperativas, grupos desportivos, empresas, comissões de trabalhadores, partidos e movimentos políticos manifestaram o seu pesar. Foi o caso da Intersindical e da União Geral de Trabalhadores, da Frente Revolucionária de Timor Leste Independente (Fretilin), de empresas como a Carris e de outras que eram públicas como a Portucel, a Rodoviária Nacional, EDP ou os CTT.

Todos lamentaram a perda, menos Cavaco

O Presidente da República Mário Soares lamentou a perda. Figuras da política como Ramalho Eanes, Vasco Gonçalves e Maria de Lourdes Pintassilgo, os socialistas Lopes Cardoso e Marcelo Curto, José Manuel Tengarrinha e Helena Cidade Moura, do MDP, Isabel do Carmo e Carlos Antunes, Jerónimo de Sousa, do PCP, Palma Inácio, da LUAR – Liga de Unidade e Acção Revolucionária, Mário Tomé e Maria Santos, que foram deputados da UDP e do PS, também estiveram presentes, segundo a Imprensa da época.

Os escritores Urbano Tavares Rodrigues, os actores e encenadores Maria do Céu Guerra, Helder Costa, Lia Gama e Artur Ramos, o cineasta José Fonseca e Costa, o médico, músico e produtor José Niza (que trabalhara com José Afonso), os músicos Carlos Paredes, Carlos do Carmo, os Trovante, Vitorino e Janita Salomé, o fadista Rodrigo e os espanhóis Luís Pastor e Pi de La Serra também acompanharam o funeral. Não faltaram o futebolista Diamantino, que jogava pelo Benfica, nem o treinador Joaquim Meirim, do Desportivo das Aves.

Teresa Gouveia, então secretária de Estado da Cultura, esteve presente a nível particular, enquanto o governo, o primeiro liderado por Cavaco Silva, se manteve mudo, como nota a imprensa da época.

Os jornais desses dias também dão conta do esforço da governadora civil de Setúbal, Irene Aleixo, para proibir a realização do velório, na escola, alegando “perturbação emocional da população estudantil”. Mas foram exactamente esses, os mais novos, que acorreram em massa ao estabelecimento de ensino, para acompanhar o funeral. Um cordão humano, feito por amigos do criador de “Maio, maduro maio”, manteve a urna à cabeça do cortejo.

Um enterro a cantar

A chegada ao cemitério foi feita ao som da “Balada do outono”: “Águas das fontes calai/ Ó ribeiras chorai/Que eu não volto a cantar”. Populares agitaram lenços brancos e vermelhos e a filarmónica voltou a tocar “Grândola”.

José Mário Branco, Francisco Fanhais, Luís Cília, João Afonso, Pi de la Serra e Camilo Mortágua carregavam a urna. Às cinco e meia foi depositada na campa rasa n.º 1 606. Foi “um enterro a cantar”, num “cemitério vivo”, escreveu Nuno Ribeiro, o repórter do Diário de Lisboa.

No final dessa tarde cinzenta e nebulosa, populares gritavam “Zeca estará sempre vivo”, e um grupo de jovens, de cravos vermelhos nas mãos, erguia uma enorme faixa branca onde se lia “Zeca, não morrerás entre nós”.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -