12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
ZimbraMel “voltou a ser um sucesso” e promete regresso para 2024

ZimbraMel “voltou a ser um sucesso” e promete regresso para 2024

ZimbraMel “voltou a ser um sucesso” e promete regresso para 2024

Autarquia fez balanço positivo do certame onde produtores foram as estrelas

 

José Ganhão – Api Ganhão (1.º lugar), João Nascimento – Mel Real (2.º lugar) e Sérgio Gouveia – Melaria Portuguesa (3.º lugar), foi esta a disposição do pódio depois do concurso de mel que teve lugar no segundo dia do ZimbraMel.

- PUB -

No rescaldo da Feira do Mel da Península de Setúbal, que decorreu durante o passado fim-de-semana, a Câmara Municipal de Sesimbra considera que a edição de 2023 “voltou a ser um sucesso” com a promessa de que o evento volta para o próximo ano.

O certame que já conta com mais de 20 anos de história tem como objectivo promover a actividade apícola, o mel da região e os seus produtores que aproveitam o evento para “escoar o seu produto”. Na edição deste ano foram mais de 50 as tasquinhas montadas na feira para que os apicultores mostrassem as suas produções.

Presentes entre os produtores de mel estiveram Apiários Valadas, Api Ganhão, Apiagro – Produção Agrícola Biológica, Claro’s – Vila Velha de Ródão, Colmeias Azeitão, Coolbelha Coolbelha, Henrique Martinho, HP.honeyperfect@, Forever Living, Products Portugal, Mel Quendera, Mel An-Mar, Melaria Portuguesa, Margens do Alqueva, Mel do Castelo, Mel do Cortiço, Mel Real, Pombo & Filhos, Quinta das Tílias, e, SalusBee.

- PUB -

Destaque também para as dezenas de bancas de artesanato, comes e bebes, e, outros produtos, que ao longo de três dias foram requisitadas pelos curiosos visitantes num evento que, desde 2018, se tem mantido pelo Parque Augusto Pólvora.

As actividades começaram na tarde de sexta-feira, com a hora do conto “A Rainha das Abelhas”, por Mafalda Duque, e à noite, um concerto com os Unión Salsera. O certame continuou no sábado com um concurso de mel, pelas 10h, ao que se seguiu o Yoga em Família “A Abelha Zimbra” por Ana Marinha Soromenho, com direito a degustação de mel.

Às 15h30 os colóquios “Sanidade apícola e legislação apícola” – por Paulo Varela –, e, “Benefícios económicos dos méis monofl orais” – com António Marques, Mel do Castelo. Música à responsabilidade dos Moleques do Samba (17h) e Raízes (22h).

- PUB -

Já no domingo realizou-se um workshop de culinária, com a chef Sónia Conceição (10h30) e o Concurso de Melhor Desenho Infantil (12h30). O certame terminou à tarde com música pelos Eterna Galé (17h) e a entrega dos prémios do concurso matinal, às 18h, já à noite, o Tributo aos anos 80/90 (22h). Para as crianças, o ZimbraMel tinha à disposição um insuflável, pinturas faciais e modelagem de balões.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -