Música, demonstrações de tosquia e ordenha, apresentação de cães e rebanho e aprender a fazer queijo
O Parque Augusto Pólvora, na Maçã, é o espaço escolhido para a realização este ano de A Quinta na Moagem, que vai decorrer de sexta-feira, 16 de Maio a até domingo, dia 18. Trata-se de um certame que começou em 2014 e recebe sempre centenas de visitantes.
O evento inclui o III Concurso Nacional da Raça Ovina Saloia, Exposição de Bovinos, Caprinos, Equídeos e Ovinos, Demonstração de Ordenha e Tosquia e ainda Mostra de Cães de Rebanho.
O destaque musical deste ano é para o espectáculo de Rouxinol Faduncho, personagem criado pelo actor e humorista Marco Horácio, que sobe ao palco no sábado, 17 de Maio, a partir das 22h00.
A abertura oficial de A Quinta na Moagem está marcada para as 17h00 do próximo dia 16 e, um quarto de hora depois, começam as Actividades Equestres com Equizimbra e Picadeiro, às 20h00 são divulgados os resultados do III Concurso Nacional Ovino Raça Saloia. Às 22h00 é a primeira actuação musical, com Jorge Nice. O primeiro dia de festa encerra à 00h30.
No sábado, dia 17, a abertura é às 10h00 e, trinta minutos depois, começa a Demonstração de Ordenha de Ovinos por Sabino Rodrigues. Às 1h00 é para aprender a fazer queijo com uma oficina proporcionada pela Queijaria Sabino Rodrigues. A Demonstração de Tosquia é às 11h30 com a experiência de Armindo Mendes na parte mecânica e João Cândido em manual.
Sabino Rodrigues proporciona às 15h30 a primeira Demonstração de Cão de Pastoreio e regressa com a mesma demonstração às 17h30. Entretanto, às 16h30, é a Demonstração de Roda de Oleiro pela Stand Olaria Nova.
Às seis da tarde o rei vai ser o vinho produzido com uvas da vinha de Sampaio, em Sesimbra, plantada e tratada pela Câmara Municipal para preservar e promover espécies locais de videiras e incentivar o seu cultivo, uma actividade proporcionada pela AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela que traz também uma degustação de produtos regionais. Rouxinol Faducho sobre ao palco às 22h00 e a festa encerra à 1h30.
O último dia de A Quinta na Moagem começa às 10h00 de domingo e, Sabino Rodrigues está de volta às 10h30 para mais uma Demonstração de Ordenha de Ovinos, o programa segue à 11h00 com a Oficina Como Fazer Queijo proporcionada pela Queijaria d’Avó Inês. Cerca de 45 minutos depois o público pode voltar a assistir à técnica de Armindo Mendes e João Cândido na Demonstração de Tosquia. Às três da tarde regressa a Demonstração de Roda de Oleiro pela Stand Olaria Nova.
A associação Cavaleiros & Companhia apresenta Cavalhadas às 15h30, meia hora depois é a entrega de prémios, às cinco da tarde a parte musical está entregue a infantis com o professor Idalécio e, às 21h00, encerra a Quinta da Moagem.
O programa para estes três dias inclui ainda uma parte dedicada ao público infantil, onde as crianças se podem divertir com pinturas faciais, modelagem de balões, jogos de treino de memória, ateliers de expressão plástica e passar pelo Museu de Sesimbra.