Este ano vai ser efectuado um estudo para tentar aferir sobre o valor real do retorno para a economia do concelho
Seis escolas de samba, dois grupos de axé e milhares de palhaços e de crianças prometem animar o Carnaval de 2025 em Sesimbra, este ano com um investimento global de 340 mil euros.
Os principais desfiles estão previstos para domingo e terça-feira de Carnaval, com milhares de participantes das associações Tripa Cagueira e Bigodes do Rato, e das escolas de samba Vila Zimbra, Saltaricos do Castelo, Trepa no Coqueiro, Batuque do Conde, Bota e Corvo de Prata.
O presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus, disse à agência Lusa que o município vai investir cerca de 340 mil euros no Carnaval deste ano, mas o autarca comunista destacou o retorno previsto para a economia local, estimado em cerca de três milhões de euros.
“Contando tudo, custos de produção, segurança, logística, os subsídios às próprias escolas de samba e às cegadas, estamos a falar de cerca de 340 mil euros. E a estimativa de retorno é na ordem dos três milhões de euros”, disse Francisco Jesus, adiantando que este ano vai ser efectuado um estudo para tentar aferir sobre o valor real do retorno para a economia do concelho.
Francisco Jesus destacou também as melhorias previstas para o Carnaval deste ano em Sesimbra.
“A nossa aposta para este ano apresenta algumas melhorias, porque vamos ter uma zona de desfile completamente vedada. E vamos ter também a transmissão em directo dos desfiles pelas redes sociais e em ecrãs gigantes”, acrescentou.
De acordo com o autarca sesimbrense, a par da animação a cargo das escolas de samba e de axé, desfile de milhares de crianças das escolas do concelho (3.000 crianças na quinta-feira e 1.000 na sexta-feira) e do também já tradicional desfile de palhaços, a autarquia vai ainda apostar na animação nocturna de rua até às 04h00 da madrugada.
A Câmara “nunca tinha tido grande preocupação com o período nocturno, fosse do ponto de vista de segurança ou de organização de eventos, que ficava muito por conta dos bailes das colectividades, uma tradição que se tem vindo a perder para os festejos na rua”, justificou Francisco Jesus.
“Mas este ano vamos ter dois palcos nocturnos, um na Praça da Califórnia e outro no Largo do Marinha, com actuação de grupos musicais e DJ”, acrescentou o autarca sesimbrense, assegurando que o município também terá em atenção as questões de segurança durante o período nocturno.
Francisco Jesus salientou ainda que o Carnaval de Sesimbra de 2025 vai ter “pórticos de entrada, para que as pessoas saibam exactamente onde vão decorrer os desfiles de Carnaval”, e prometeu um “reforço das equipas de limpeza, para que, depois da animação nocturna, a marginal de Sesimbra esteja completamente limpa logo pela manhã, em condições de receber os visitantes e os desfiles programados”.
O autarca sesimbrense destacou também a criação de um percurso específico para os desfiles de crianças e das duas escolas de samba da Quinta do Conde, a maior freguesia do concelho em termos populacionais, que também vai ter uma melhoria no espaço dedicado aos festejos de Carnaval.