A Capela do Espírito Santos dos Mareantes recebeu, na tarde de sábado, o lançamento da quinta revista Akra Barbarion – Sesimbra, Cultura e Património.
A nova edição, que inclui um conjunto de temáticas que contribuem para a valorização da história, cultura e património da região, foi apresentada por Fernanda Rodrigues, responsável pelo Arquivo Municipal, num momento que contou igualmente com a presença do presidente da Câmara Municipal, Francisco Jesus.
Pedro Silva, investigador e autor do artigo “O espadarte em Sesimbra: À mesa com os senhores do mar”, foi o convidado da sessão, com uma apresentação na qual explicou como este peixe se tornou um elemento identitário da vila.
Nos vários artigos publicados, de caráter científico e inédito, são igualmente abordados assuntos como a ocupação do Neolítico Médio da Lapa do Fumo, a batalha naval do Cabo Espichel, novas achegas para as Cortes de Lisboa de 1498, património religioso do concelho de Sesimbra, lagares de azeite, o fundo documental da Casa da Mesquita e as escolas Conde de Ferreira.
Faz também parte desta edição, que poderá ser adquirida na Biblioteca Municipal de Sesimbra e no Núcleo Museológico da Capela do Espírito Santo dos Navegantes, a transcrição dos dois últimos cadernos do “Tombo da edificação do Mosteiro da Piedade”, sobre a administração dos bens e rendas do bodo, albergaria e hospital do Espírito Santo, em Sesimbra nos séculos XIV e XV.