Iniciativa passa por A Voz do Alentejo, Parque da Vila e União Desportiva e Recreativa
Desde esta segunda-feira, 18, até à próxima quarta-feira, 27, a freguesia da Quinta do Conde recebe a Exposição do Centenário do Nascimento do General Vasco Gonçalves, num périplo entre o Centro Cultural, Social e Recreativo A Voz do Alentejo, de 18 a 24, o Parque da Vila, na manhã de 25, e a União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde, nos dias 26 e 27.
“A associação Conquistas da Revolução foi criada em 2011 porque se entendeu que o património de Vasco Gonçalves, que consideramos muito importante, não pode ser esquecido. Em 2020, decidimos comemorar o seu centenário, no ano passado, e este ano mantemos as comemorações com iniciativas ao longo de todo o país”, começa por dizer a O SETUBALENSE Valdemar Santos, membro da direcção da associação Conquistas da Revolução, entidade promotora da mostra.
“Esta exposição encontra-se patente até 30 de Abril no Museu do Trabalho, em Setúbal, e esteve no Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira no mês de Março. Nessa altura, o Vítor Antunes, presidente do Fórum Quintacondense, visitou-a e disse-me de imediato que teria de vir para a Quinta do Conde”, conta, adiantando que esta sexta-feira, por ocasião da apresentação da exposição, estará presente na colectividade A Voz do Alentejo para fazer uma intervenção com início às 18h00.
Esta exposição fotográfica e documental sobre Vasco Gonçalves, composta por sete painéis, assinala o centenário do seu nascimento, comemorado em 2021, e estende-se agora no tempo, marcando presença em vários pontos do país.
Na Quinta do Conde, a sua apresentação resulta de um trabalho de parceria realizado entre o Fórum Quintacondense, a associação Conquistas da Revolução, a Rádio Quinta do Conde, o Centro Cultural, Social e Recreativo A Voz do Alentejo na Quinta do Conde e a União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde.
Em nota de Imprensa, a associação Fórum Quintacondense explica que “a Quinta do Conde não podia passar ao lado desta efeméride, o centenário de Vasco Gonçalves, primeiro-ministro de 18 de Julho de 1974 a 19 de Setembro de 1975, nos segundo, terceiro, quarto e quinto governos provisórios” e defende que os governos a que presidiu foram “os principais promotores das profundas alterações sociais e económicas que no período revolucionário se operaram em Portugal, incluindo o salário mínimo, os subsídios de férias e desemprego e a licença de parto”.