27 Junho 2024, Quinta-feira

- PUB -
PS de Sesimbra apoia dirigentes e profissionais da Misericórdia e dos restantes lares do concelho

PS de Sesimbra apoia dirigentes e profissionais da Misericórdia e dos restantes lares do concelho

PS de Sesimbra apoia dirigentes e profissionais da Misericórdia e dos restantes lares do concelho

Socialistas dizem que trabalho realizado tem sido heroico. Posição surge após PCP ter denunciado caso na Santa Casa

 

A Comissão Política Concelhia de Sesimbra do PS veio manifestar “todo o apoio e solidariedade” às direcções e profissionais dos lares do concelho. Em comunicado, lançado na última quinta-feira, os socialistas realçam que os dirigentes e os funcionários das estruturas residenciais para idosos “de uma forma heroica têm feito tudo pelo bem-estar dos seus utentes”.

- PUB -

A posição do PS surge dois dias depois de a concelhia local do PCP ter denunciado que as ajudantes do lar da Misericórdia sesimbrense são obrigadas a trabalhar sete dias seguidos sem poderem sair das instalações da instituição.

Sem identificar o caso concreto da Santa Casa de Sesimbra, a estrutura local socialista lembra que “quando as IPSS criam equipas, em forma de rotatividade semanal e com o acordo dos seus colaboradores, não fazem mais do que tentar da melhor forma possível que não existam focos de contágio nas suas instituições, salvaguardando o bem-estar dos seus utentes funcionários e famílias”. E defende: “Devemos ter todos a consciência de que o que está em questão não tem preço, é o valor, o respeito e a protecção da vida humana.”

A posição socialista vai ao encontro do que o provedor Manuel Adelino Bernardino já havia garantido. “Não forçámos ninguém, as pessoas voluntariaram-se para o fazer”, disse o responsável a O SETUBALENSE, em reacção à denúncia comunista, na edição de quarta-feira passada.

- PUB -

A concelhia do PS realça que “ao longo dos últimos meses tem sido feito um esforço por parte de todos”, em particular “por quem se encontra numa primeira linha de combate à pandemia nos serviços de saúde” e que essas pessoas merecem “louvor”. Tal como “tantos outros” que, de maneira “muitas vezes incógnita, têm contribuído para que os serviços mínimos sejam garantidos” e se evite que o flagelo que se vive possa ganhar “proporções ainda maiores”.

“Como temos verificado, por todo o País, têm existido surtos em lares, levando a que quem gere estas instituições adapte a sua forma de funcionamento para uma resposta de maior eficiência e de protecção dos seus utentes”, salientam os socialistas.

Tolerância de ponto criticada

A estrutura local do PS, paralelamente, emitiu um outro comunicado sobre a tolerância de ponto que a Câmara Municipal de Sesimbra concedeu aos trabalhadores autárquicos.

- PUB -

“Esta tolerância está ao abrigo do Acordo Colectivo de Empregador Público. Contudo, no actual contexto pandémico, o nosso concelho está classificado com o nível de contágio extremamente elevado. Preferíamos que a opção tivesse sido outra”, faz notar a concelhia do PS, que, a concluir, apela aos munícipes para que “tomem todas as medidas de segurança e cumpram o recolher obrigatório”.

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -