28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Parque Ecológico da Várzea da Quinta do Conde recebe campanha de reflorestação

Parque Ecológico da Várzea da Quinta do Conde recebe campanha de reflorestação

Parque Ecológico da Várzea da Quinta do Conde recebe campanha de reflorestação

A iniciativa é organizada pela Anime – Projecto de Animação e Formação e pela autarquia

 

No Parque Ecológico da Várzea da Quinta do Conde, encontra-se a decorrer, até ao dia 22, uma campanha de reflorestação que prevê a plantação de um total de cerca de meia centena de sobreiros e conta com a participação de escolas e da comunidade local.

- PUB -

De acordo com a Anime – Projecto de Animação e Formação, entidade organizadora da iniciativa, “o bosque mediterrânico, espaço essencial de biodiversidade, assume grande relevância para o território, embora ao longo de décadas se assista a um decréscimo da sua presença”.

Reflorestar com espécies autóctones é, assim, “uma forma de reverter este cenário e contribuir para a regeneração deste ecossistema único que temos no território e cada vez mais ameaçado e todos podemos dar o nosso contributo, ao aceitar este convite, que este ano apostará na plantação de sobreiros”.

Desde 2014, têm vindo a ser dinamizadas acções de reflorestação no Parque Ecológico da Várzea, com o objectivo de recuperar a flora nativa e manter a mancha natural, criando no local uma verdadeira montra de espécies locais, da qual fazem já parte medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, carvalhos, freixos, amieiros e ulmeiros. No caso desta última espécie são mesmo os únicos exemplares existentes na freguesia.

- PUB -

A campanha de reflorestação, na qual podem participar escolas, nomeadamente alunos do 1.º e 2.º ciclo, e a comunidade local, arrancou no dia 2 e prolonga-se ao longo do mês com várias iniciativas, com organização da Anime – Projecto de Animação e Formação, no âmbito do protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Sesimbra.

Por acção, está prevista a capacidade de oito participantes para a comunidade em geral e até 25 para as escolas.

Uma árvore pelos direitos das crianças e dos adolescentes

- PUB -

Em jeito de ode aos direitos das crianças e dos adolescentes, sem esquecer a campanha de reflorestação do parque que se encontra a decorrer, crianças e jovens do concelho de Sesimbra são desafiados a plantar uma árvore no próximo dia 19.

A começar pelas 10h00, a iniciativa decorre no âmbito do projecto Família +, com organização do município de Sesimbra e do Centro Comunitário da Quinta do Conde, em parceria com a associação Anime.paf, com inscrições abertas até dia 17.

No dia 20, Dia Internacional dos Direitos da Criança, também pelas 10h00, é a vez de pais e cuidadores do concelho juntarem-se aos seus filhos para plantar uma árvore, num terreno junto ao Centro Cultural, Social e Recreativo A Voz do Alentejo, “num gesto simbólico pelo direito a um ar mais puro”. As inscrições para esta iniciativa, também integrada na programação do projecto Família +, decorrem até 18.

Para o período entre 20 e 28, está ainda prevista a prática de plogging, actividade que combina o exercício físico com a recolha de lixo, no troço entre o Parque Ecológico da Várzea e o Parque da Ribeira.

Enquanto caminham, os participantes vão procedendo à recolha dos resíduos que encontram, posteriormente separados para reciclagem.

Esta acção, que inclui igualmente um momento de sensibilização para o reaproveitamento de materiais e disponibilização de informação sobre a segunda vida que os objectos podem ter junto da população e comunidade escolar, acontece no âmbito da Semana Europeia para Redução de Resíduos.

Durante a caminhada, será ainda dado a conhecer o projecto das Bibliotecas Frigoríficas, que também se encontra presente no Parque Ecológico da Várzea, e o “compostor comunitário” das Hortas Solidárias da Quinta do Conde.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -