Música medieval vai soar na Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo

Música medieval vai soar na Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo

Música medieval vai soar na Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo

Cezimbra Antiqua traz à vila seis espectáculos ao longo de três fins-de-semana

 

A época medieval vai ser revivida ao longo de três fins-de-semana em que a música vai incidir sobre o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo. Falamos do Ciclo de Música Medieval – Cezimbra Antiqua, que vai levar à Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo concertos em que a instrumentalidade das harpas, flautas e percussões se vão fazer ouvir.

- PUB -

Com o objectivo de “valorizar o último dos castelos portugueses sobre o mar a manter a traça medieval e um dos monumentos mais importantes do concelho”, como explica a nota de Imprensa da autarquia, vão ser seis os espectáculos que decorrem entre os dias 11 e 26 de Novembro.

Já no sábado, pelas 16h00, vai ouvir-se “Música de Raiz Celta para Harpa e Flauta” com o Duo Duo Sibyllæ onde os protagonistas serão Joana Amorim (traverso e flauta), e, Rebeca Csalog (harpa). Para domingo, no mesmo horário, espera-se “Música Medieval e Renascentista” com Gaudium Vocis. Parte da actuação farão Rui Soares (harpa, órgão portativo, voz e percussões), José Machado (tambor de cordas, voz e percussões), Fabiana Magalhães (flauta, voz e percussões), e, Pedro Martins (alaúde medieval, saz e percussões).

No sábado seguinte (18 de Novembro) a época medieval e renascentista volta mas desta vez com os Ensemble Diferençias, composto por Sara Ponte (flautas), Susana Moody (contralto, viola da gamba e percussões), NunoVasconcelos (vihuela), Filipe Simões (percussões), e, Gonçalo do Carmo (gaita-de-foles, flautas e percussões).

- PUB -

No domingo (dia 19) os Carmin’Antiqua vão ser anfitriões de um momento de “Música Árabe Medieval”. Sara Afonso (soprano), Susana Moody (contralto, viola da gamba e percussões), Eduardo Ramos (oud e canto árabe), Luís

Almeida (tenor), e, Gonçalo do Carmo (gaita-de-foles e flautas percussões) formam o quinteto. “Coelestis Harmonia: uma Viagem entre o Sacro e o Profano nos Séculos XII e XIII” é o título da obra que vai ser apresentada no primeiro dia do último fim-de-semana de espectáculos (sábado, dia 25) com Azzizi Ensemble. Orlan- da Velez Isidro (voz), Pieter Affourtit (fídula), Tiago Manuel Soares (percussão) e António Carrilho (flautas e direcção) compõem o grupo protagonista.

Para fechar o certame actuam no domingo, dia 26 de Novembro, os Ensemble Resonet. Mercedes Hernández (soprano), Paulo González (frautas, sanfona e gaita de foles), Carlos Castro (percussão e saltério), e, Fernando Reyes (cítolas e direção) apresentam “Ay, Santiago: Cantos Medievais sobre a Peregrinação a Santiago”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -