Município de Sesimbra presta homenagem à comunidade piscatória

Município de Sesimbra presta homenagem à comunidade piscatória

Município de Sesimbra presta homenagem à comunidade piscatória

Comemorações vão até 21 de Junho

Na segunda-feira, foram distinguidos pescadores e embarcações que se destacaram em 2019 e 2020

 

No Dia do Pescador, assinalado a 31 de Maio, a Câmara Municipal de Sesimbra homenageou a comunidade piscatória local pela sua “coragem e importância que têm para a vila”.

- PUB -

Em 2020, não foi possível realizar a habitual sessão na Sociedade Musical Sesimbrense, pelo que este ano foram atribuídas as distinções relativas a 2019 e a 2020 aos pescadores e às embarcações que se destacaram nestes dois últimos anos.

A cerimónia, que teve lugar no Cineteatro Municipal João Mota, insere-se no programa de comemorações do Dia do Pescador em Sesimbra.

No que diz respeito às embarcações, foram distinguidas no Dia do Pescador pelo maior valor de vendas em 2020 a Princesa de Sesimbra, de pesca do cerco, de Carlos Ferraz e António Cagica; Anacleto António, de pesca longínqua, de Fernanda Anacleto; Novo Imperador, na pesca do peixe-espada preto, de Jorge Pereira; e Armindo José, de Luís Rafael, de pesca polivalente costeira.

- PUB -

Filipe e Flávia, de António Henrique, embarcação de pesca polivalente local com convés, também foi distinguida, a par de Diana e Sofia, de Pedro Santos, na pesca polivalente local sem convés.

A encerrar o rol das embarcações está a Jaime e Lucinda, de António Salter, dedicada à pesca da toneira e palangre de embarcações até quatro metros. João Cruz, com mais tempo de actividade, e Miguel Vicente, o mais jovem em actividade, foram os pescadores distinguidos na tarde de segunda-feira.

Depois da distinção das individualidades, seguiu-se a inauguração do monumento Aiola 25 de Abril, no Largo de Bombaldes, junto à Fortaleza de Santiago.

- PUB -

A Aiola 25 de Abril, embarcação que durante muitos anos foi utilizada por Serafim Painho, conhecido por mestre Bauça, na Arte Xávega, foi preparada e instalada entre a fortaleza e o Monumento aos Pescadores a fim de homenagear o mestre, “pelo seu contributo para a preservação da identidade sesimbrense”, mas também a arte de pesca milenar no seu todo.

A preparação da Aiola e do espaço tiveram o apoio do Centro Internacional de Escultura e dos escultores Moisés Preto Paulo e Carlos Bajouca.

A colocação de uma coroa de flores no Monumento aos Pescadores, situado no mesmo largo, fez prosseguir a programação da tarde, que terminou com a missa em homenagem ao pescador, na Capela da Misericórdia.

As comemorações do Dia do Pescador prolongam-se até dia 21, com o Festival Gastronómico “Sesimbra é peixe”.

Lagoa de Albufeira já está aberta ao mar

Naquela que é uma “operação essencial para a salvaguarda da qualidade da água, valores ambientais e viabilidade das actividades económicas”, a Lagoa de Albufeira já se encontra aberta ao mar.

A intervenção, iniciada a 19 de Maio, que permitiu a abertura do canal com cerca de 100 metros de comprimento e 20 de largura, foi adjudicada e acompanhada pela Câmara Municipal e financiada pela Agência Portuguesa do Ambiente, no âmbito do contrato interadministrativo celebrado entre as duas entidades em 2019.

A abertura do canal que liga a Lagoa de Albufeira ao mar contou ainda com uma visita ao local e uma homenagem ao escultor Alexandre Gaspar, falecido em 2010, residente na Lagoa de Albufeira durante muitos anos, com a colocação de placas em duas esculturas da sua autoria que a família ofereceu ao município: Coração invertido, na avenida da Duna, e Laço à Lagoa, em frente aos Serviços Sociais da GNR.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -