Programa alternativo de Carnaval a 27 de Fevereiro e 1 de Março entre os beneficiários
A Câmara Municipal de Sesimbra aprovou, recentemente, em reunião de autarquia, a atribuição de apoios aos cinco agrupamentos de escolas do concelho, ao movimento associativo e às associações de pais. No total, somam-se perto de 190 mil euros.
Para os cinco agrupamentos de escolas do concelho, os apoios concedidos destinam-se a material didáctico, limpeza, expediente, telefones, equipamento informático e prolongamento de horários.
Ainda no domínio da educação, também o Centro Comunitário da Quinta do Conde, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica da Aiana de Cima, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica do Casal do Sapo/Fontaínhas e a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica/JI do Pinhal do General receberam apoio municipal, para que os alunos possam frequentar os centros de actividades de tempos livres.
Também ao movimento associativo, nomeadamente à Associação dos Armadores de Pesca Artesanal e Local do Centro e Sul, Associação de Cultura e Recreio União Trabalhadora Zambujalense, Clube de Lutas do Bastos, Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo e Grupo Desportivo União da Azoia foram atribuídos subsídios relacionados com a actividade desportiva regular e o apoio à contratação de técnicos.
Carnaval alternativo recebe 54 mil euros
O Carnaval foi um dos temas a merecer atenção na reunião pública, com atribuição de subsídios aos grupos e escolas de samba do concelho no valor total de 54.342,64€ para apoio ao desenvolvimento e concretização do Carnaval deste ano.
Por considerarem que não estão reunidas as condições para realizar os desfiles nos moldes habituais, a Câmara Municipal, as escolas de samba e os grupos de Carnaval do concelho fizeram por encontrar uma solução que permitisse assinalar a tradição, obedecendo às orientações de saúde pública.
Para manter o espírito carnavalesco, a festa vai manter-se este ano, mas em moldes diferentes do habitual (ver página 2).
Equipa local para a igualdade aprovada
A constituição da Equipa Local para a Igualdade na Vida Local (EIVL), no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade, foi igualmente um dos destaques da reunião de Câmara Municipal de dia 9, tendo sido aprovada, por unanimidade.
A 31 de Janeiro, foi assinado o protocolo de cooperação para a igualdade e não discriminação entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CCIG) e o município de Sesimbra, onde consta a necessidade de constituir uma equipa.
Composta por cinco a dez pessoas, entre conselheiros/as locais para a igualdade, dirigentes da Câmara Municipal, um elemento da Assembleia Municipal, um presidente de Junta de Freguesia e um especialista na área da igualdade de género que represente uma entidade reconhecida pela CCIG.
Esta equipa tem como objectivos propor, conceber, coordenar, implementar, acompanhar e avaliar as medidas e as acções desenvolvidas no âmbito do protocolo com a CCIG e do Plano Municipal para a Igualdade. Os elementos que integram a equipa serão nomeados por despacho do presidente da Câmara.