Expedição começou esta segunda-feira e chega a Sesimbra no próximo dia 14 de Junho
Depois do Programa Atlantis, que passou por Sesimbra em 2021, a Oceans and Flow apresenta a Missão Atlantis, que pretende trazer um novo olhar sobre a educação ecológica, uma sensibilização para a regeneração do oceano e uma chamada de atenção para a importância e o poder de agir e consumir localmente.
“Sempre tivemos uma visão do que é a Missão Atlantis para além do Programa Atlantis. O programa é direccionado para jovens do 8.º ano, a missão pretende chegar a todos. O propósito é o mesmo: aproximar as pessoas ao oceano”, começa por dizer Violeta Lapa, líder da expedição e fundadora da Oceans and Flow, a O SETUBALENSE. “No seguimento dos resultados que tivemos no programa, temos um filme, de 54 minutos, muito inspirador, que apresenta o Programa Atlantis, a equipa e tem mensagens importantes”, adianta.
Também pela vontade de fazer chegar este filme ao maior número de pessoas, a bordo de dois veleiros, esta viagem teve início esta segunda-feira, 30 de Maio, e vai ligar cinco estações náuticas ao longo da costa portuguesa.
Começa em Matosinhos e passa pela Estação Náutica do Oeste, Cascais, Lagos e Sesimbra, onde chega a 14 de Junho, marcando o fim da Missão Atlantis. Ao longo do percurso, o filme Programa Atlantis, realizado por Gustavo Neves, será apresentado e exibido em vários locais, tais como Leça da Palmeira, Santa Cruz, Estoril, Cascais e Lagos.
Da programação faz igualmente parte uma eco-acção de limpeza de praia na Foz do Sizandro, em Torres Vedras, a 5 de Junho, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, em parceria com a associação Sealand. Também o Dia Mundial dos Oceanos, a 8 de Junho, será comemorado, desta feita com a iniciativa “Aquele abraço”, com a Route Portugal, na Praia de Carcavelos.
Iniciativa pretende gerar “uma onda de mudança”
Com três temas eixo, a missão navega pela regeneração do oceano, procurando esclarecer “como podemos fazer parte desse ciclo de regeneração” e pela educação ecológica, “com o desenvolvimento de conteúdos e a partilha da viagem nas redes sociais da Oceans and Flow a partir do barco-escola zero waste que vai trazer muita inspiração para várias acções e mudanças que possam surgir a partir daí no dia-a-dia”. A localização é o terceiro tema principal, uma vez que a Missão Atlantis pretende, nas palavras de Violeta Lapa, “trazer o olhar para a importância de construirmos com as comunidades locais onde vivemos, valorizarmos o nosso território. Vamos celebrar e terminar a expedição a 21 de Junho, Dia Mundial da Localização. Será a primeira vez que Portugal se junta a este momento”.
Para além de Violeta Lapa, a bordo dos dois veleiros da comunidade Ocean Nomads estarão Cris Santos, da Oceans and Flow, responsável pela produção e comunicação, Filipa Coutinho, editora digital da National Geographic Portugal, Gustavo Neves, realizador e fotógrafo, Filipe Moreira Alves, investigador e guia de montanha, Luís Brito, velejador fundador do projecto Vela Solidária, Suzanne Van der Veeken, skipper e instrutora de Freedive, fundadora da Ocean Nomads, e Francisco Basílio que se ocupará das refeições a bordo, acompanhados do cão Wingo, “um verdadeiro lobo do mar durante estes dias”.
Com uma duração de três semanas, a Missão Atlantis conta ainda com o apoio e partilha de cinco embaixadores, que acompanharão as diversas etapas da viagem: Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, a primeira mercearia Zero Waste em Portugal, Manuel Centeno, campeão nacional de bodyboard, Miguel Blanco, surfista ambientalista, Andreas Noe, biólogo molecular que criou o projecto The Trash Traveler, e Susanne Van der Veeken, da Ocean Nomads community.
Ocean Talks chamam a atenção para importância de agir local
A Missão Atlantis termina, assim, em Sesimbra, a 21 de Junho, com um conjunto de palestras que pretende chamar a atenção para a importância de agir local e decorrem das 17h00 às 20h30, no Cineteatro Municipal João Mota, com entrada livre.
As Ocean Talks, que também pode ser vistas em streaming, serão apresentadas por Mafalda Matos e contarão com sete oradores. Andreas Noe, The Trash Traveler, falará de arte local, enquanto Eunice Maia, Maria Granel, se irá focar em educação local. Já Livia Tirone, curadora e arquitecta, traz o tópico da arquitectura e urbanismo local e Joana Campos Silva, da Fashion Makers, falará de moda local.
Na segunda parte do encontro, a alimentação local será o foco do chef Ayurveda Francisco Basílio, a economia local será apresentada por Bárbara Leão de Carvalho, especialista em marketing regenerativo, e Virgílio Varela, consultor e fundador da Humanfleet, fechará o ciclo de palestras com a temática take action.