Mau tempo: Acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra cortado até nova avaliação na segunda-feira

Mau tempo: Acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra cortado até nova avaliação na segunda-feira

Mau tempo: Acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra cortado até nova avaliação na segunda-feira

Autarquia de Sesimbra explica que a via está fechada a todo o tipo de circulação – pedonal, bicicletas, motas e motociclos

A via de acesso ao Porto de Abrigo de Sesimbra vai ficar totalmente cortada e todos os veículos e pessoas até nova avaliação da Infraestruturas de Portugal prevista para segunda-feira, anunciou ontem a Câmara Municipal.

- PUB -

Numa nota divulgada na sua página na rede social Facebook, a autarquia de Sesimbra, explica que a via está fechada a todo o tipo de circulação – pedonal, bicicletas, motas e motociclos – e apela à população para que não se desloque nem passe pelo local, uma vez que “existe o risco de queda de maciços de betão ou deslizamento rápido de lamas, que colocam em perigo pessoas e bens”.

Segundo a autarquia, a chuva persistente que se faz sentir, e que poderá agravar-se nas próximas horas, obrigou a encerrar totalmente o acesso ao Porto de Abrigo na zona do empreendimento ERG.

A alternativa pedonal pela Praia do Ouro, exclusiva para trabalhadores do Porto de Abrigo, e a alternativa viária do Ribeiro de Cavalo e Sentrão, para veículos ligeiros, continuam transitáveis.

- PUB -

Na segunda-feira, a Câmara Municipal de Sesimbra anunciava que, devido a um deslizamento de terras, apenas os veículos com mais de 3,5 toneladas poderiam circular naquela via entre as 13:00 e as 19:00 de terça a quinta-feira, mas hoje numa nova avaliação devido às chuvas que se fazem sentir, a situação foi reavaliada e o trânsito foi cortado.

Agora a autarquia anunciou o prolongamento desta interdição até segunda-feira.

Na quarta-feira, o presidente da autarquia disse em reunião de câmara que a situação de deslizamento de terras na estrada de acesso ao Porto de Abrigo “é de um risco moderadamente elevado” e que estava em avaliação permanente.

- PUB -

Francisco Jesus explicou que “a situação é complexa” e que ocorre numa via de acesso a uma atividade comercial importante para o concelho.

Também na reunião, a vereadora Lénia Anjos, responsável pelo pelouro da Proteção Civil, apelou à compreensão da comunidade piscatória, indicando que as medidas são para prevenir que venham a ocorrer mortes.

“É isto que temos em cima da mesa. Estas medidas são imperativas e necessárias e apelamos a compreensão de todos para que se ultrapasse esta fase sem perdermos vidas”, disse.

Portugal continental está agora ser afetado pela depressão Leonardo, prevendo-se até sábado chuva persistente e por vezes forte, queda de neve, vento e agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Há uma semana o país foi atingido pela depressão Kristin, que atingiu sobretudo a região Centro e levou à morte de dez pessoas, à destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações.

Há ainda a registar centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não