A Biblioteca Municipal de Sesimbra reabriu ao público ontem, no decurso do levantamento faseado das medidas de confinamento, que permite a entrada em funcionamento deste serviço, de terça a sábado, entre as 09h30 e as 17h30, mantendo ainda assim um conjunto de medidas que visam a prevenção do contágio por Covid-19.
Presencialmente estão disponíveis os serviços de empréstimo domiciliário, com limitação do número de leitores no edifício, a realização e renovação de cartão de leitor, a consulta breve do fundo bibliográfico e a solicitação de pesquisas orientadas. Entre os serviços à distância de um clique continuam os serviços de referência e de aquisição de obras na Livraria Municipal, a Hora do Conto e os Ateliers das Voluntárias, as exposições bibliográficas e o espaço “Aqui brincamos todos” em formato digital.
De Sesimbra até à Quinta do Conde, em virtude de obras no espaço contíguo às instalações do Pólo de Leitura quintacondense, que interferem com o funcionamento do mesmo, este equipamento mantém-se temporariamente encerrado, reabrindo logo que reunidas as condições para tal.
O plano de reabertura de espaços e equipamentos municipais sesimbrenses, decidido na sequência da reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil, inclui ainda o acesso a jardins e bancos de espaços públicos desde ontem. No sábado, abrem o Parque Augusto Pólvora e o Parque da Vila, mantendo encerrados os espaços de jogo e recreio e equipamentos colectivos: parques infantis, campos de jogos, estações de fitness, skate parque, parque de merendas e espaços similares.
A partir de 5 de Abril, caso o contexto epidemiológico o permita, será aberta a marginal de Sesimbra, a marginal da Lagoa de Albufeira e o acesso ao Santuário do Cabo Espichel. Também se encontram na lista os parques infantis, o Castelo de Sesimbra, a Fortaleza de Santiago e o Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, sem esquecer a abertura das bancas de bens não essenciais nos mercados municipais.