Circuito somou 750 metros de natação, cerca de 20 quilómetros de ciclismo e 5 km em corrida
Erwin Vanderplancke e Maria Tomé, ambos atletas do Clube de Natação de Torres Novas, foram destaque no passado domingo ao sagrarem-se vencedores – nas categorias masculino e feminino federados – no II Triatlo de Sesimbra.
Para completar o pódio masculino estiveram Tiago Fonseca (2.º lugar), também desportista do torriense, e, Tomás Figueiredo (3.º lugar), do Olímpico de Oeiras. No feminino Maria Tomé – que vence esta prova pela segunda vez consecutiva – ficou à frente de Maria Gonçalves (2.º lugar), do Sport Lisboa e Benfica, e ainda, Matilde Santos (3.º lugar), atleta do Outsystems Olímpico de Oeiras.
Créditos ainda para o Olímpico de Oeiras que foi vencedor na categoria de equipas. Numa competição que contou com 300 triatletas em disputa pelos primeiros lugares destacaram-se ainda Henrique Avelar e Svitlana Kamerylova como vencedores na categoria dos não-federados.
O Triatlo de Sesimbra, que mais uma vez voltou a realizar-se na Lagoa de Albufeira, está integrado no circuito da Taça de Portugal onde se somam 750 metros de natação, cerca de 20 quilómetros de ciclismo e 5 km em corrida.
Sérgio Dias, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, considerou, no fim da prova, que o circuito é proveitoso para os atletas que, fora das provas, escolhem a lagoa para a sua preparação física.
“A Lagoa é um local óptimo para a prática da modalidade. Aliás, antes de haver prova, já era um local de eleição dos triatletas virem aqui treinar. Por isso, foi um passo natural passar a haver uma etapa da Taça de Portugal aqui. O plano de água é muito bom e
os percursos são desafiantes”.
Além do apoio da Federação de Triatlo de Portugal a competição conta com organização da Câmara Municipal de Sesimbra.