O mobiliário original foi restaurado e os produtos à venda foram inspirados no espaço comercial. À venda vai estar o vinho Cezimbra
Tida como uma das lojas mais antigas e emblemáticas da vila de Sesimbra, a Mercearia Ideal reabriu ao público a 29 de Novembro, mas agora como espaço de promoção da cultura e do território do concelho de Sesimbra. Durante o tempo em que esteve fechada para requalificação, “foi restaurado o mobiliário original, e os produtos produzidos para venda foram inspirados na imagem do espaço comercial”, dá a saber a autarquia.
A ligação desta loja à vila de Sesimbra, durante quase um século, levou a que “muitos sesimbrenses se juntassem para assistirem” à sua reabertura. Um momento que contou com a presença do presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus, vereadores, presidentes de junta e representantes de várias entidades locais e regionais.
“Passados 98 anos da sua abertura, a Mercearia Ideal é reaberta pela Câmara Municipal de Sesimbra, totalmente reabilitada com os seus móveis originais e com produtos da marca Sesimbra”, sublinhou Francisco Jesus.
Disse ainda o autarca que a reabertura daquela que foi uma das mais emblemáticas mercearias da vila, enquadra-se no investimento que a autarquia tem feito para preservar a identidade local. “É importante investirmos noutras áreas sem esquecermos a recuperação do património, que é também um factor de coesão”.
Segundo descrição da Câmara de Sesimbra, a Mercearia Ideal foi fundada em 1926 por Francisco Pinto Coelho, na Rua da República, no centro de Sesimbra. Em 1929, passou a ser administrada por Arménio Monteiro Coelho, que também geria a Cervejaria Ideal. Em 1969, foi assumida por António Abreu, funcionário do estabelecimento, que a manteve a funcionar até encerrar no final dos anos 90.
Situada no coração da vila piscatória, esta mercearia faz parte do edifício da Rua Aníbal Esmeriz, que foi restaurado e transformado pela autarquia no Centro Cultural Costeiro, ao abrigo de uma candidatura ao EEA Grants.
Como o vereador José Polido, responsável pelo pelouro das Pescas e Ruralidade no município, tinha adiantado a O SETUBALENSE em Setembro deste ano, um dos produtos que está à venda na Mercearia Ideal é o vinho Cezimbra, produzido pela autarquia, com uma edição de 2 600 garrafas, a partir das uvas da Vinha Municipal de Sampaio, projecto que a autarquia desenvolveu para preservar e promover castas tradicionais do concelho.
“O lançamento deste vinho enquadra-se num dos grandes objectivos que já vem de uma lógica de continuidade com produtos de outras áreas, que é mantermos uma identidade própria, que queremos potenciar e alargar”, afirmou Francisco Jesus, que adiantou que a Câmara Municipal já tem em mente a produção do azeite de Sesimbra que, referiu “irá certamente integrar o leque de produtos com a marca Sesimbra, na Mercearia Ideal”.