Autoridade adianta ainda que condutor da viatura foi identificado e que os bivalves foram destruídos por estarem impróprios para consumo humano
A GNR anunciou esta quarta-feira a apreensão de 869 quilogramas de amêijoa-japonesa, no valor de 12.600 euros, durante uma acção de fiscalização, após uma denúncia por transporte irregular de bivalves, na vila de Sesimbra.
Segundo uma nota de imprensa da GNR, na operação de fiscalização da viatura suspeita, levada a cabo pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Lisboa, foram encontrados 67 sacos de bivalves impróprios para consumo.
“Estes bivalves encontravam-se em situação irregular, sem qualquer tipo de etiquetagem e não dispunham de documentação que permitisse determinar a sua origem e rastreabilidade”, esclarece a nota, salientando que o documento de registo constitui um requisito indispensável para determinar a origem de moluscos e bivalves e aferir a sua qualidade em termos higiossanitários.
A GNR adianta ainda que condutor da viatura foi identificado e que os bivalves foram destruídos por estarem impróprios para consumo humano.