Um homem desapareceu hoje na zona do Cabo Espichel, em Sesimbra, quando estava a fazer mergulho com um grupo de amigos, disse o capitão do Porto de Setúbal, com a escola de mergulho a confirmar que se trata de Francisco Varatojo, director do Instituto Macrobiótico de Portugal.
“Ao final da manhã de hoje ocorreu um acidente de mergulho. Quatro pessoas estavam na zona a fazer mergulho, dois a dois, até que deram por falta de um deles. Mergulharam de imediato, mas já não o viram”, disse Luís Nicholson Lavrador, capitão do Porto de Setúbal.
O mergulhador desapareceu na zona da Pedra de Arcangil, entre o Cabo Espichel e o Porto da Baleeira.
Leandro Pereira, da escola de mergulho Megadive, confirmou que o mergulhador desaparecido se trata de Francisco Varatojo, director do Instituto Macrobiótico de Portugal.
“Infelizmente posso confirmar que o mergulhador desaparecido é o senhor Francisco Varatojo, numa situação que lamentamos muito. Era um grupo que costumava mergulhar e hoje foram sete que sairão para fazer mergulho”, afirmou.
Luís Nicholson Lavrador referiu que receberam a informação da escola de mergulho que o mergulhador desaparecido se trata de Francisco Varatojo, mas as autoridades não confirmaram a identidade do desaparecido.
Segundo o capitão do porto de Setúbal, as autoridades foram logo contactadas e de imediato foi para o local uma equipa de mergulho da Polícia Marítima, apoiada por uma lancha e uma moto de água.
“De seguida, juntaram-se às buscas uma lancha da Polícia Marítima, o navio Orion da Marinha e foi solicitado a presença de um helicóptero da Força Aérea”, explicou.
Luís Nicholson Lavrador referiu que as buscas continuam a decorrer.
“Já efectuámos três mergulhos hoje e planeamos fazer ainda mais dois, mas até ao momento ainda não detectámos nada”, salientou.