Encontro teve como principal objectivo retomar o trabalho iniciado de promoção da participação, cidadania activa, empreendedorismo, inclusão e criatividade
O Zbigens – Fórum Local de Juventude já retomou os encontros presenciais, no Grémio – Clube Sesimbrense, após cerca de dois anos de interrupção devido à pandemia e manifesta “motivação reforçada neste regresso”.
O encontro, que teve como principal objectivo retomar o trabalho anteriormente iniciado de promoção da participação, cidadania activa, empreendedorismo, inclusão e criatividade, contou com a presença de elementos que já faziam parte do “Grupo Cola – Zbigens”, de novos membros e do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus.
Reunidos em quatro mesas temáticas, os participantes reflectiram sobre a forma como vêem o projecto Zbigens – Fórum Local de Juventude, as suas motivações, “irritações” e expectativas. Deste “fervilhar de ideias”, surgiram várias propostas para o futuro.
Recorde-se que o Zbigens começou em 2017, quando surgiu a ideia de criar um festival onde os jovens do concelho pudessem apresentar os seus projectos artísticos e na área do empreendedorismo.
Para dar cumprimento ao desafio a que se propunham, em 2018, um grupo de jovens voluntários, com o apoio do Gabinete de Juventude, constituiu um grupo informal, a que deu o nome “Zbigens-Cola”, que liderou a primeira edição do festival Zbigens – Balde Cheio, que teve lugar em 2019.
No ano seguinte, o grupo foi reforçado e retomou a actividade que viria a ser pouco tempo depois interrompida com a pandemia.
Manteve um conjunto de iniciativas online até ser tempo de voltar agora ao formato presencial e à actividade do ponto de encontro para jovens do concelho com mais de 14 anos que queiram participar activamente com as suas ideias e projectos.