23 Maio 2024, Quinta-feira

- PUB -
Folia carnavalesca já começou a encher a vila com brilho e muita música

Folia carnavalesca já começou a encher a vila com brilho e muita música

Folia carnavalesca já começou a encher a vila com brilho e muita música

Desfiles de escolas e grupos de samba, cortejo dos palhaços, cavalhadas e cegadas. Ritmos do samba já chegaram a Sesimbra

 

Os ritmos do samba, os sons animados do Carnaval e os passos de dança dos mais pequenos aos graúdos já se sentem nas ruas da vila sesimbrense. A altura mais festiva do ano está de volta e o Carnaval de Sesimbra já está na rua.

- PUB -

Costurados os fatos, acabados os ensaios, as bandas estão afinadas e os passos sabidos na ‘palma do pé’ para que os próximos dias sejam de muita festa – e, espera-se, que nem a chuva possa estragar os desfiles e cortejos. As freguesias estão totalmente envolvidas numa mão cheia de dias, que já começaram a espalhar magia pelas ruas, e que, à semelhança dos outros anos, vão perturbar pontualmente o trânsito em algumas artérias da cidade, informações que estão disponíveis no site oficial da Câmara Municipal de Sesimbra.

Programa dos próximos dias

Desde este domingo, com os vários ensaios, que a vila sesimbrense foi invadida pela folia carnavalesca e assim vai continuar até dia 17 de Fevereiro. Na continuidade das comemorações sai à rua, pelas 10h30, o desfile dos estabelecimentos de Educação e Ensino, na Avenida 1.o de Maio, na Quinta do Conde.

- PUB -

Na sexta-feira realiza-se novamente o desfile dos estabelecimentos de Educação e Ensino, desta vez, na Avenida da Liberdade, no Largo 5 de Outubro e na Avenida João da Luz. A festa vai estender-se pela noite dentro, com começo marcado para as 22h00, onde a música ambiente de Carnaval vai percorrer toda a Marginal de Sesimbra. Depois, a Praça da Califórnia e o Largo da Marinha são invadidos, a partir das 00h00 de domingo, pelos DJ Paulo Trindade e o DJ Mark Soul, respectivamente. Até às 4h00 está garantida animação musical.

Já no sábado a festa começa logo cedo com o concurso infantil de fantasias de Carnaval, na Fortaleza de Santiago (11h00), pelas 14h30 as Cegadas, e pelas 15h00 o desfile de Carnaval na Quinta do Conde – que passa pelo Largo da Feira Festa, a Rua Sacadura Cabral, a Avenida Principal e o Largo do Mercado Municipal. Segue-se então o desfile do Grupo Feminino de Afro-axé Tripa Mijona pela Avenida 25 de Abril, a Rua da Fortaleza e a Avenida dos Náufragos. Até às 21h30 as cegadas vão passar pelas Pedreiras, na Aldeia do Meco e na Lagoa de Albufeira. A partir das 22 horas segue-se música com Luís Taklin e Banda (Praça da Califórnia), Banda Axé Maré (Largo da Marinha) e animação dos DJs André Howard (Praça da Califórnia) e Paulo Trindade (Largo da Marinha).

Domingo estará recheado com o desfile das escolas e grupos de samba sesimbrenses, um momento que culmina pelas 16h00 com as cegadas que passaram pelo Grupo Desportivo
União da Azoia (16h00), a Pastelaria O Mel da Manhã, Zambujal de Baixo (17h00), e, o Restaurante Alfa em Alfarim (21h30). À semelhança dos outros dias a animação musical fica, a partir das 00h00, a cargo do DJ Paulo Trindade (Praça da Califórnia), e do DJ João Dias (Largo da Marinha).

- PUB -

A segunda-feira (dia 12) será marcada pelo tradicional Cortejo de Fantasias de Palhaço – que passará, a partir das 15h00, na Praça da Califórnia, na Avenida 25 de Abril, na Rua da Fortaleza e no Largo da Marinha. Durante a tarde voltam as cegadas e espera-se depois, a partir das 00h00, um espectáculo musical com Jéssica Xaveiro e BateRateria e Moleques do
Samba, sendo que até às 04h00 as ruas serão do DJ André Howard e do DJ Paulo Trindade. Na terça-feira o programa decorre apenas durante a tarde com o desfie das escolas e grupos de samba (14h30) – pela Avenida 25 de Abril, Rua da Fortaleza e Avenida dos Náufragos –, as cavalhadas (15h00 – no Largo das Forças Armadas, em Alfarim), e, as cegadas (17h00 – no Pavilhão Desportivo de Alfarim).

O programa tem o penúltimo dia marcado para quarta-feira (dia 14) com o enterro do bacalhau, pelas 21h30 na Vila de Sesimbra, e o último dos dias, sábado (17) está planeado acontecerem, no Cineteatro Municipal João Mota, as cegadas, indicado para os maiores de 6 anos e com bilhetes a 3 euros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -