Iniciativa parte do projecto Família + e envolve associações e entidades locais
“Em tempos, existia uma comemoração alusiva ao dia da família na Quinta do Conde, organizada pela Junta de Freguesia e pelo Centro Comunitário, que se chamava Festa Família”, começa por dizer Vanda Robalo, coordenadora do projecto CLDS4G Família +, a O SETUBALENSE.
“Quando o projecto Família + teve início, em Setembro de 2020, e tendo presente que a entidade que coordena o projecto é o Centro Comunitário e que o projecto é concelhio, ponderou- -se festejar esta data e retomar esta ideia, que já tem aqui uma raiz. Agarrámos esta semente e resolvemos espalhá-la por todo o concelho com o objectivo de criar um festival para a família”, adianta.
Nos próximos dias 15 e 16 o concelho recebe, assim, o Festival da Família, que tem como mote “por um concelho mais amigo das famílias” e como principal objectivo “aproximar as famílias, uma vez que se insere também nas directrizes do próprio projecto: estimular mais actividades, trabalhar os direitos, prevenir a pobreza infantil, e nada melhor do que o poder fazer isto em família. O trabalho é sempre mais rico”, considera.
A programação compõe-se a partir de parcerias estabelecidas entre o projecto e associações e entidades do concelho que, “cada uma à sua maneira, dando o seu contributo, fez o festival acontecer”. Divide-se por diferentes partes do concelho, marcando presença nas três freguesias, com participação limitada e as devidas medidas de segurança, de forma a seguir as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e a garantir que não surgirão ajuntamentos.
“Grande parte das iniciativas estão sujeitas a inscrição principalmente por este motivo, para nos ajudar a concretizar e a gerir cada uma delas”, explica Vanda Robalo. Deste conceito de festival concelhio, fazem parte actividades nos âmbitos da animação e lazer, cultura e educação, desporto e natureza.
A rubrica “Famílias como nós”, a iniciativa “Árvore das Palavras”, desenvolvido pelo e no Mercado das Palavras, na Quinta do Conde, exposições, horas do conto, visitas aos museus de Sesimbra, momentos musicais, teatrais e de jogos, dinâmicas desportivas e outras actividades ao ar livre preenchem os dois dias de festival, sem esquecer os novos dois espaços Família +.
“Aproveitamos ainda este momento para lançar dois serviços de aconselhamento familiar, que fazem parte do projecto Família +, um no Espaço Cultural da Junta de Freguesia de Santiago e outro no Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo, na Quinta do Conde”, conta, acrescentando que “serão mais dois espaços de serviços que temos disponíveis, de primeiros socorros psicológicos, gratuitos e sigilosos, que pretendem dar apoio sempre que uma família se sinta numa situação de crise”.