Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra vai abrir as honras do evento
Já está marcado na agenda que o próximo sábado é dedicado ao IX Festival de Folclore de Sesimbra 2023. Pelas 21h30, a Fortaleza de Santiago, na freguesia de Santiago, em Sesimbra, vai receber quatro grupos folclóricos, não só do concelho como de outros pontos do país.
Vão entrar em palco o Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra, da freguesia da Quinta do Conde, em representação da Extremadura Sul – também responsável pela abertura do evento –, o Grupo de Danças e Cantares da Vila do Carvalho, da Covilhã, localizada na Beira Baixa, o Rancho do Centro Recreativo, Folclórico e Artístico da Charneca de Pombal, da cidade de Leiria, na Beira Litoral, e, o Grupo Regional de Folclore da Benedita, vindos de Alcobaça, a representarem a região da Alta Extremadura.
Antes das actuações das colectividades de música popular espera-se, pelas 17h00, na Sala Auxiliar da Fortaleza, uma cerimónia protocolar onde, além de autarcas da Câmara Municipal de Sesimbra, vão estar também representantes das outras entidades organizadoras – nomeadamente o Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra, e, o Externato de Santa Joana (creche e jardim de infância). Além da recepção formal aos grupos e convidados, a sessão vai contar com a entrega de lembranças às colectividades.
A entrada no festival é gratuita.