Francisco Jesus diz que a autarquia está a dinamizar um processo de classificação da aiola como património municipal
A dupla António Mendonça e André Jacinto foi a vencedora da Regata de Aiolas a dois remadores, uma das mais antigas e tradicionais provas que se realiza anualmente na frente atlântica de Sesimbra.
A prova que se realizou na manhã do passado domingo, nos 900 metros entre a Praia da Califórnia e a Praia do Ouro, foi ultrapassada em segundo lugar pela dupla Artur Pereira e Vitoriano Chumbar. Em terceiro lugar chegaram José Gomes e João Rebelo.
A competição juntou 16 aiolas – pequenas embarcações de madeira – a maioria das quais construída há dezenas de anos por hábeis carpinteiros sesimbrenses. Refere a Câmara de Sesimbra que estas têm resistido à passagem do tempo “graças à perseverança de pescadores profissionais e descendentes de antigos marítimos que insistem em manter viva uma embarcação que é, reconhecidamente, um dos grandes símbolos da pesca em Sesimbra”.
Tal como aconteceu em anos anteriores, a regata voltou a reunir equipas masculinas, femininas e mistas, o que “confirma a vitalidade desta prova, que marca o final da época balnear” na piscosa.
Com esta vitória, a dupla António Mendonça e André Jacinto, na aiola “Os meus netinhos”, já soma 14 vitórias seguidas nesta competição. Na vertente feminina, Ana Duarte e Cláudia Polido foram as mais rápidas, conseguindo mesmo chegar em quarto lugar na classificação geral, as segundas classificadas foram Ana Patrícia e Ana Margarete, e a dupla Ana Oliveira e Marta Albuquerque, em terceiro.
A primeira tripulação mista a chegar à meta foi Paula Tudela e Carlos Cunha. As duplas formadas por Paulo Oliveira e Ana Oliveira e Raquel Baeta e João Baeta ocuparam, por esta ordem, os restantes lugares no pódio, nesta categoria.
Desta edição que bateu o recorde de público, o presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus sublinhou que “é por esforço, carinho e dedicação que esta tradição se mantém”. Uma cultura que é “ex-libris de Sesimbra”, pelo que é “importante preservar esta embarcação tradicional”, e deu a saber que a Câmara Municipal de Sesimbra “está a dinamizar um processo de classificação da aiola como património municipal, associado àquilo que é a recuperação do saber fazer as aiolas e os barcos de Sesimbra que é o estaleiro-escola Acácio Vidal Farinha”.
A Regata de Aiolas foi organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra com o apoio do Clube Naval de Sesimbra, Mútua dos Pescadores, Autoridade Marítima e Bombeiros Voluntários de Sesimbra.