Na Quinta do Conde, o Carnaval celebra-se na Avenida 1.º de Maio a 17 e 18, com desfiles das escolas da freguesia e das escolas de samba Batuque do Conde e Corvo de Prata.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia, Carlos Pólvora, “não existe uma grande tradição carnavalesca na Quinta do Conde. Em tempos, foram feitas algumas tentativas, com o chamado ‘Carnaval trapalhão’. Não queremos ser seguidores do Carnaval de Sesimbra, queremos que o nosso seja um Carnaval mais espontâneo, onde as pessoas se integrem, mascarem e divirtam”.
Até ao momento, diz a O SETUBALENSE que “ainda não foi possível conseguir este formato, pelo que contamos com estes dois momentos. No desfile das escolas, prevê-se a participação de cerca de 2220 crianças, enquanto o segundo dia de animação está aberto a todas as pessoas que queiram participar e esperamos que este ano tenhamos muita adesão”.
No dia 17, é assim a vez dos estabelecimentos de educação e ensino, a começar pelas 10h30. A Escolinha Tokabrinkar, apresenta-se com o tema “A Escola e a Família são um Puzzle”, a EB1/JI do Pinhal do General com tema ainda a definir, e Estrelas e Rabiscos, Recanto dos Nenucos, com a temática “Faz de Conta”. A EB1/JI do Pólo do Conde, a EB Maria do Carmo Serrote e a EB1/JI do Casal do Sapo, com o tema “Os pintores”, trazem cor e alegria a uma das principais avenidas da freguesia. Sob o mote “Aprender para vencer”, desfila ainda a Escola Básica nº3 da Quinta do Conde, o Jardim de Infância da Quinta do Conde e o Jardim de Infância da Escola Básica n.º 3 da Quinta do Conde.
A 18, a partir das 15h00, a mesma avenida recebe o desfile de Carnaval da Quinta do Conde, com as duas escolas de samba da freguesia, Grupo Recreativo Escola de Samba Corvo de Prata e Grupo Recreativo Escola de Samba Batuque do Conde, e o Grupo Motard da Quinta do Conde a abrir o corso. Os dois momentos são organizados pela Junta de Freguesia da Quinta do Conde e pela Câmara Municipal de Sesimbra.
Este ano, pela primeira vez, haverá ainda um apontamento carnavalesco na freguesia a 22 de Julho. “Para animar as noites de Verão, o corso nocturno de Carnaval consistirá num desfile pelo Parque da Vila, com as duas escolas de samba da freguesia, seguido de uma actuação de ambas no palco”, explica o autarca.