Construção do Palácio da Justiça, finalmente, chegou ao terreno

Construção do Palácio da Justiça, finalmente, chegou ao terreno

Construção do Palácio da Justiça, finalmente, chegou ao terreno

FACTO DO ANO 2025 SESIMBRA: Foi preciso esperar até 2025 para que a obra, que implica um investimento calculado em aproximadamente 3 milhões e 340 mil euros, chegasse ao terreno

Em 2025 começou, finalmente, a ser construído o novo Palácio da Justiça de Sesimbra, na localidade e Sampaio. Um dos equipamentos considerados pela autarquia como dos mais importantes para o município, e que era reivindicado há vários anos tanto pela população como pelos profissionais de justiça.

- PUB -

Com o Juízo de Competência Genérica, o Ministério Público e o Departamento de Investigação e Ação Penal de Sesimbra a funcionarem, há vários anos, em três frações autónomas no Empreendimento da Falésia e na Rua Navegador Rodrigues Soromenho, duas das quais são propriedade do Estado Português e a terceira arrendada, em 2008 foi iniciado o processo para a construção do novo edifício, quando a Câmara Municipal estabeleceu um acordo de princípio com o Instituto de Gestão Financeira e Infraestruturas da Justiça.

Entretanto, a autarquia, um ano depois, cedeu um terreno para a instalação do Palácio da Justiça de Sesimbra, junto à moagem de Sampaio e desenvolveu toda a rede de acessos ao mesmo. Mas só oito anos depois, em 2017, viria a ser assinado um protocolo que de›niu as obrigações de cada parte.

Esperava-se que a construção começasse num curto espaço de tempo, mas as verbas nunca chegaram a ser desbloqueadas pelo Governo. Entretanto, a 10 de outubro de 2023, o Conselho de Ministros aprovou a Resolução n.º 119/2023 – Plano Plurianual de Investimentos na Área da Justiça 2023-2027 – que incluiu a construção do Palácio da Justiça de Sesimbra, que irá funcionar junto à Moagem de Sampaio, possivelmente entre 2026 e 2027.

- PUB -

Foi preciso esperar até 2025 para que a obra, que implica um investimento calculado em aproximadamente 3 milhões e 340 mil euros, chegasse ao terreno.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -

Apoie O SETUBALENSE e o Jornalismo rumo a um futuro mais sustentado

Assine o jornal ou compre conteúdos avulsos. Oferecemos os seus primeiros 3 euros para gastar!

Quer receber aviso de novas notícias? Sim Não