Investimento de 1,7 milhões de euros que pode ser financiado a 30% pelo Portugal 2030
A construção da Biblioteca Municipal – Polo de Leitura na Quinta do Conde arrancou na passada segunda-feira, tendo sido o auto de consignação assinada pelo presidente da Câmara de Sesimbra, Francisco Jesus, e por Pedro Opinião, em representação da empresa responsável pela empreitada.
O orçamento é de cerca de 1,7 milhões de euros, com a possibilidade de co-financiamento a 30% por parte de uma candidatura apresentada pela autarquia ao novo programa comunitário Portugal 2030.
“Esta é uma obra importante porque estamos a dotar a Quinta do Conde de um conjunto de equipamentos de utilização colectiva que fazem muita falta numa freguesia que regista um crescimento muito grande”, comentou na altura o autarca.
A nova biblioteca localiza-se numa zona central, junto ao Auditório da Quinta do Conde, equipamento que, neste momento, “está em avançada fase de construção”, refere a Câmara Municipal. Fica ainda perto do novo Centro de Saúde da Quinta do Conde, “cuja obra também assegurada pela Câmara Municipal está a decorrer”.
“Vamos ficar aqui com um conjunto de equipamentos, com a biblioteca, o auditório e ainda o projecto de um pavilhão com várias funções, sejam desportivas, económicas, entre outras”, sublinhou Francisco Jesus, que destacou que estes contribuem para um sentimento de “pertença” por parre da população.
Segundo a autarquia, as novas infra-estruturas “criam as condições para serem dinamizadas várias iniciativas neste território que antes não existiam”.
A nova biblioteca vai ser composta por um conjunto de 25 módulos e tem uma área de construção de 680 metros quadrados. Quanto ao prazo de construção, será de 550 dias.
O equipamento cultural vai ter sala polivalente, espaço de exposições, sala para leitura de adultos e infanto-juvenil, e ainda um pátio interior.