12 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Centro Paroquial do Castelo completa meio século de cuidados aos mais pequenos

Centro Paroquial do Castelo completa meio século de cuidados aos mais pequenos

Centro Paroquial do Castelo completa meio século de cuidados aos mais pequenos

Sábado foi dia de celebrar o aniversário do jardim-escola pela qual já passaram milhares de crianças

 

O sonho do padre Agostinho Gomes de construir um jardim de infância está agora a completar 50 anos. O Centro Paroquial do Castelo de Sesimbra comemorou meio século no passado fim-de-semana, um projecto que foi pensado nos anos 60 mas só foi concretizado em 1972.

- PUB -

O passado sábado foi de comemoração e festa que juntou dezenas de membros da direcção técnica e da equipa do centro e os familiares das crianças que frequentam este espaço. Os mais pequenos estão distribuídos pelas salas da creche, pré-escolar e no centro de actividades de tempos livres (CATL).

O início da história não começou totalmente legalizado. O primeiro ano de actividade do jardim de infância – que tinha como missão ser um sítio seguro para os pais deixarem as suas crianças quando fossem trabalhar – desenvolveu os seus primeiros anos de actividade nos anexos da igreja paroquial. Nesta época o jardim- escola era orientado pela Irmã Serva de Nossa Senhora de Fátima e contava apenas com uma auxiliar.

Começou por receber 26 crianças e não existia qualquer apoio financeiro para a actividade. O investimento acabou por ser feito pelos pais com mais
posses económicas, que chegavam a pagar duas mensalidades para fazer face à impossibilidade económica dos familiares das crianças ali acolhidas.

- PUB -

Logo após a abertura oficial, que só se concretizou um ano mais tarde, o espaço foi recebendo um maior número de crianças. “Em 1973, havia 46 crianças; em 1974 subiu para 73 crianças; 1977 para 80 crianças; 1980 para 100 crianças; em 1981 para 115 crianças”, detalham em nota de Imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.

“Actualmente o Centro Paroquial do Castelo de Sesimbra presta um enorme contributo a nível Infantil, Familiar e Social, acolhendo diariamente mais de duas centenas de crianças e apoiando centenas de famílias do concelho de Sesimbra”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -