À campanha de Natal junta-se o Concurso de Montras para incentivar a decoração dos espaços comerciais com elementos alusivos à época natalícia
A campanha “Em Sesimbra, Natal é no Comércio Local e Tradicional” começou esta semana e vai estar ativa até 6 de janeiro de 2026. Tal como aconteceu no ano passado, é organizado o habitual Sorteio de Natal, além disso, este ano, realiza-se o Concurso de Montras que “pretende incentivar a decoração dos espaços comerciais com elementos alusivos ao Natal”, revela a Câmara Municipal.
Os estabelecimentos aderentes habilitam-se a prémios, tanto no Sorteio de Natal como no Concurso de Montras. Assim, o estabelecimento que no Sorteio de Natal atribuir um dos três primeiros cupões, ganha um vale de compras no valor de 20% do prémio atribuído. Caso tenha uma das montras vencedoras habilita-se a prémios entre os 100 e os 400 euros.
Por sua vez, os clientes habilitam-se a vales de compras entre os 100 euros e os dois mil euros. Por cada 10 euros de compras nos estabelecimentos aderentes recebem um cupão para o Sorteio de Natal, que se realiza a 14 de janeiro de 2026, pelas 16h30, no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra.
A campanha é promovida pela Câmara Municipal de Sesimbra, pelas Juntas de Freguesia do Castelo, da Quinta do Conde e de Santiago e pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
Ambas as campanhas visam “mobilizar os comerciantes e estimular hábitos de consumo locais”, refere o regulamento. Têm ainda por objetivo “contribuir para a dinamização e prosperidade do tecido empresarial local, com especial enfoque no comércio a retalho”,
Trata-se assim de “fomentar e tornar mais atrativo o comércio no concelho, estimular o envolvimento e a participação da população em geral”.
Podem participar no sorteio dos cupões de Natal todas as pessoas singulares com idade igual ou superior a 18 anos que façam compras de bens ou serviços, no período compreendido entre o dia 16 de novembro e o dia 6 de janeiro, no comércio local e tradicional nos estabelecimentos aderentes do concelho de Sesimbra, sendo que estão impedidos de participar os proprietários e familiares diretos com faturas de compras realizadas no próprio estabelecimento aderente, e ainda os gerentes ou trabalhadores com faturas de compras realizadas no próprio estabelecimento.
De 1 a 8 dezembro decorre a avaliação das montras, e de 15 de dezembro a 6 janeiro é a votação das montras a concurso na plataforma digital.
De 7 a 10 de janeiro é a recolha de cupões, e a 14 de janeiro realiza-se o sorteio e divulgação de resultados.
Define o regulamento que ao concurso podem aderir todos os estabelecimentos de comércio a retalho tradicional e de proximidade, bem como de prestação de serviços do concelho de Sesimbra. São excluídos os setores de atividade como instituições financeiras de crédito e sociedades financeiras, empresas de seguros, clínicas médicas e dentárias, serviços de enfermagem, análises clínicas, superfícies comerciais com área de venda ao público superior a 400 metros quadrados.