26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Artesanalpesca reduz factura energética em 24% com nova central fotovoltaica

Artesanalpesca reduz factura energética em 24% com nova central fotovoltaica

Artesanalpesca reduz factura energética em 24% com nova central fotovoltaica

Processo produtivo vai ser facilitado através de instalação de meio milhão de euros

 

A actividade da Artesanalpesca está agora mais amiga do ambiente depois da instalação de uma central fotovoltaica, no armazém e zona de estacionamento – conhecido como carport solar, que vai permitir uma redução de 24% da factura energética e menor dependência da rede eléctrica.

- PUB -

Em investimento em torno de 500 mil euros realizado pela Helexia, uma multinacional que trabalha para reduzir as emissões de CO2, o novo instrumento conta com “uma potência de 551 kWp vai produzir anualmente 778 MWh de energia limpa e evitar a emissão de 365 toneladas de Co2, por ano”, explica a nota de imprensa enviada à redacção de O SETUBALENSE.

Além de criar zonas de sombra – e protegidas da chuva – para os trabalhadores colocarem os seus carros, o projecto vai permitir “que a energia limpa produzida consiga alimentar parte do seu processo produtivo”, o que se traduz numa maior facilidade no processo de refrigeração e congelação do pescado.

Implementada na vila sesimbrense a Artesanalpesca é uma “cooperativa de responsabilidade limitada que é propriedade dos armadores de pesca”, tal como a própria se descreve em vídeo de apresentação no site oficial.

- PUB -

Com 400 pescadores em embarcações associadas de onde o trabalho segue depois para os 60 funcionários em postos de trabalho directos a cooperativa distingue-se pela captura do peixe de forma tradicional e artesanal. “Comprar peixe à ArtesanalPesca equivale a adquirir peixe directamente ao pescador, garantindo assim os máximos níveis de frescura e qualidade”, descrevem os próprios.

A Artesanalpesca “detém 66% da captura do peixe-espada preto, 27% da quota de cavala e 11% da captura de carapau apanhado em Portugal”. “Exporta 40% da sua produção e tem um volume de negócios de 20 milhões de euros anuais”.

A Helexia é uma multinacional que aposta no desenvolvimento sustentável das empresas através do “binómio Economia & Ecologia” apostando na “criação de valor para as empresas e para o planeta”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -