Arraial com cruz e mural ecológicos promove Jornada da Juventude

Arraial com cruz e mural ecológicos promove Jornada da Juventude

Arraial com cruz e mural ecológicos promove Jornada da Juventude

A partir de sexta-feira e até domingo, além da festa pode ver uma réplica da cruz peregrina em materiais reciclados

 

De sexta-feira a domingo o Parque 25 de Abril, em Sesimbra, vai ter uma réplica da cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que fará parte de um eco-mural inaugurado no “Mega Arraial rumo à Jornada Mundial da Juventude”, que celebra o evento que decorre em Lisboa já em Agosto.

- PUB -

João Gato, representante do Comité Organizador Paroquial (COP) da Paróquia do Castelo de Sesimbra para a JMJ Lisboa 2023, disse à Agência ECCLESIA que a ideia de juntar os materiais reciclados à Igreja foi um movimento incentivado pelo próprio Papa Francisco.

“Queríamos construir um mural alusivo à JMJ, criativo e desafiante, diferente dos que já tinham sido feitos. Motivados pela temática da Ecologia Integral, tão incentivada pelo Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si, resolvemos construir o mural com recurso a materiais reciclados, nomeadamente latas de refrigerante e tampas de garrafas”.

O representante explica ainda que a ideia surgiu da vizinha Paróquia de Santiago que rapidamente se mobilizou para “recolher mais de mil latas de refrigerante, em estabelecimento comerciais locais, para essa construção e para a decoração da rua onde vão realizar o “mega arraial”, em frente à igreja da Corredoura”.

- PUB -

A montagem deste eco-mural começou na passada terça-feira e vai continuar até sexta-feira, dia de inauguração do certame. “Pretendemos passar a mensagem de que com a utilização de materiais reciclados e com a ajuda da comunidade da Paróquia do Castelo e da Paróquia de Santiago, conseguimos construir um eco-mural único, belo e, totalmente, identificado com a temática da ecologia integral, passar da teoria à prática”, acrescentou João Gato.

O que esperar nos três dias de festa

A festividade vai começar bem cedo a animar a Praça 25 de Abril, pelas 19h00 de sexta-feira, com a abertura do arraial e depois Júlio Panão, às 21h00, vai dar muita música aos sesimbrenses.

- PUB -

A primeira noite encerra com o DJ JohnnyDay, às 23h30. No sábado, 17 de Junho, o arraial abre pelas 10h00 e meia-hora depois espera-se um torneio de jogos tradicionais. As 15h00 estão reservadas para uma actuação surpresa seguindo depois, às 17h00 com capoeira AltoAstral.

Às 20h30, em destaque estará o Agrupamento 350 Santa[1]na seguindo-se o Trio Boa Onda, às 21h00, e duas horas depois o DJ Pedro Monchique termina o dia. A festa começa no domingo pela mesma hora (10h00) mas só durante a tarde haverá actuações. Para isso o Grupo Folclórico e Humanitário do concelho de Sesimbra toca pelas 16h00 e o arraial encerra, às 17h00, com Os D’Fiesta.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -