27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraAprovado maior Orçamento Municipal de sempre no valor de 84M€

Aprovado maior Orçamento Municipal de sempre no valor de 84M€

Documento votado favoravelmente na maioria, com abstenções do PS, é agora submetido à assembleia municipal

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Sesimbra aprovou o Orçamento Municipal para o ano de 2024 no valor de 84 milhões de euros, um aumento de 7 ME face ao mesmo documento para 2023. Este, que mostra ser o maior investimento anual de sempre, foi votado no passado dia 13 de Dezembro pela autarquia sesimbrense.

No total serão cerca de 39,3 milhões de euros as verbas que constam das Grandes Opções do Plano, e que vão principalmente incidir sobre áreas como Educação (8,3 ME), Instalações e Equipamentos para Serviços (5,5 ME), Cultura (4,2 ME), Água (2,7 ME), Desporto (2,3 ME), Habitação Social (2 ME), Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (1,7 ME), Rede Viária, Sinalização e Toponímia (1,3 ME), e por fim, Acção Social (1,2 ME).

Além disso, é referido que naquele orçamento constam as “verbas transferidas pela administração central para a descentralização de competências para os municípios, ainda que insuficientes, face aos avultados encargos dessas competências, particularmente em matéria de educação”, explica a câmara municipal em nota de Imprensa.

- PUB -

O documento, que vai agora ser submetido à assembleia municipal – que reúne a 28 de Dezembro – foi aprovado por maioria com os votos favoráveis do presidente da autarquia, Francisco Jesus, da vice-presidente, Felícia da Costa, e dos vereadores José Polido (CDU) e Márcio Souza (independente). Mereceu ainda as abstenções dos vereadores do Partido Socialista, Argentina Marques e Miguel Fernandes.

Oposição dividida entre abstenção e elogios às verbas

Apesar de ter votado pela abstenção, o vereador do Partido Socialista, Miguel Fernandes, não poupou elogios à construção do orçamento municipal para o próximo ano. O autarca fez questão de falar na “lealdade” com que se realizou a discussão política do documento.

- PUB -

“À semelhança do que tem sido o trabalho neste mandato, o processo de elaboração deste orçamento foi complexo, mas foi um trabalho leal, foi um trabalho que os membros deste executivo tomaram a opção de se trabalhar este documento, obviamente tendo posições políticas, e sobretudo do ponto de vista partidário, diferentes, o trabalho deste orçamento foi directo, leal e de discussão, para o conseguirmos apresentar aqui”.

Também Márcio Souza, eleito independente, falou em “bom orçamento”, mas durante a sua intervenção não deixou de reflectir sobre as expectativas dos munícipes sesimbrenses, que acrescem conforme o aumento do valor do investimento.

“Seguimos um caminho de desenvolvimento e progresso no município de Sesimbra. O que esperam os sesimbrenses? Esperam obras feitas, garantia de que estamos no caminho certo a nível do desenvolvimento do concelho. Um bom orçamento cria sempre expectativas no povo de qualquer concelho, traz a certeza de que vamos ter um melhor serviço de saúde, um melhor serviço de educação, melhores transportes e melhores vias, cada vez que acresce valores no orçamento, acresce também a nossa responsabilidade de executá-lo bem”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -