19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraQuinta do Conde tem novo regulamento de apoio ao movimento associativo

Quinta do Conde tem novo regulamento de apoio ao movimento associativo

Processo participado foi aprovado em Assembleia de Freguesia com maioria e abstenção da CDU

As associações recreativas, desportivas, culturais e sociais sedeadas na Freguesia da Quinta do Conde têm a partir de agora um novo regulamento de apoio, onde se estabelecem tipos e formas de apoio pela Junta de Freguesia da Quinta do Conde. O documento apresenta ainda condições e procedimentos para o acesso do movimento associativo quintacondense aos subsídios e apoios desta autarquia e os critérios de apreciação das candidaturas.

- PUB -

“Este regulamento, no fundo, pretende ser transparência. O objectivo é que qualquer associação da Quinta do Conde possa aceder ao documento e saber qual é o valor que tem garantido para o ano em curso, o que não acontecia anteriormente”, começa por explicar Carlos Pólvora, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, a O SETUBALENSE. “Neste momento existe uma tabela, na qual é tido em conta o número de associados e o número de valências de cada associação, aspectos a partir dos quais é calculado o valor”, sem esquecer “as actividades que faz durante o ano”, factor presente numa outra tabela que “conforme o número de actividades realizadas durante o ano será atribuído um valor”, diz.

Neste primeiro ano, que será, nas suas palavras, “de adaptação”, estão excluídas destas tabelas “as associações de carácter social, como os Bombeiros ou o Centro Comunitário da Quinta do Conde, para as quais tivemos alguma dificuldade em arranjar parâmetros para definir valores. Os valores são atribuídos conforme vamos comunicando com eles e vendo as suas necessidades”.

Com este processo, a Junta de Freguesia da Quinta do Conde pretende continuar “a desenvolver e a estreitar os laços de cooperação com as colectividades locais, num processo de mútua responsabilidade e colaboração institucional”, tal como é possível ler no regulamento.

- PUB -

“Quando tomámos posse, tínhamos no nosso plano de actividades rever o regulamento de apoio ao movimento associativo. Não conseguimos fazê-lo até final de 2022 como previsto, por termos entendido que o devíamos registar por edital em Diário da República”, conta o presidente da freguesia. “Neste sentido fizemos uma consulta pública, durante 30 dias a contar do dia 15 de Novembro, para receber opiniões e sugestões sobre o regulamento. Entendemos a parceria que estabelecemos com o movimento associativo da Quinta do Conde como uma mais valia”, continua.

A 21 de Dezembro, a Junta de Freguesia reuniu com as associações da Quinta do Conde, que deram o seu contributo com algumas sugestões de alteração do documento. “Aceitámos algumas opiniões, realizámos nova reunião de acerto final a 18 de Janeiro e levámos a Assembleia de Freguesia, a 31 do mesmo mês, onde foi aprovada por maioria, com votos a favor do Partido Socialista, Partido Social Democrata, independentes, Bloco de Esquerda e Movimento Sesimbra Unida, e abstenção da Coligação Democrática Unitária”, informa.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Autoridades suspeitam ter encontrado corpo de mariscador desaparecido em Montijo

Cadáver foi descoberto a flutuar no Tejo, em frente ao Terreiro do Paço
- PUB -