4 Fevereiro 2023, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraProjecto de aeromodelismo une Control Line Portugal e Agrupamento de Escolas Michel...

Projecto de aeromodelismo une Control Line Portugal e Agrupamento de Escolas Michel Giacometti

O “Clube Escola a Voar” tem como objectivo potenciar nos mais jovens o gosto pela modalidade.

No passado dia 30 de Novembro, a pista de voo circular do Parque Ecológico da Várzea da Quinta do Conde foi palco de uma acção de demonstração e experimentação de aeromodelismo a um grupo de jovens do Agrupamento de Escolas Michel Giacometti.

- PUB -

Este encontro marca o início de um processo de formação destes alunos, resultante de uma parceria do projecto CLDS4G Sesimbra Família + com a Escola de Aeromodelismo Control Line Portugal e o Agrupamento de Escolas Michel Giacometti da Quinta do Conde.

“Neste projecto, que tem como objectivo trazer os jovens para este ambiente do aeromodelismo e da competição nesta modalidade, um conjunto de psicólogos e técnicos do projecto Família + faz o enquadramento do desporto da vida social destas crianças e jovens e a escola cede o espaço e dois professores, o que vai fazer com que os jovens tenham na semana dois períodos para dedicar ao aeromodelismo”, começa por explicar Amílcar Contente, da Escola de Aeromodelismo Control Line Portugal, a O SETUBALENSE. “Também vou estar presente nessas sessões, enquanto monitor de suporte, a dar ajuda em questões muito técnicas, e a ideia é que quando não estou os professores possam dar continuidade ao trabalho. Os modelos serão construídos pelos jovens e o objectivo final é que entrem depois para o nosso clube e comecem a competir no campeonato nacional”, adianta.

Uma campanha de divulgação na escola e uma exposição sobre aeromodelismo, para os jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, tomarem contacto com a modalidade, antecedeu esta acção, que apresentou o clube, os aviões e a forma como voam e evoluem no espaço e explicou para que serve a pista e como funciona. A estes jovens está ainda reservada a oportunidade de experimentar voar, que desta vez não foi possível devido a condições meteorológicas adversas.

- PUB -

“No fim, vamos perceber se estão de facto a gostar do que estão a fazer e em caso afirmativo arrancamos com a construção. Os aviões podem ser construídos de raíz ou recuperados modelos antigos que já não voam. Cada modelo fica alocado a um dos jovens ou a um grupo de dois, que vão fazendo a sua manutenção e treinando na nossa pista de voo circular, no Parque da Várzea”, diz. “O objectivo é chegarmos ao 25 de Abril e realizarmos uma sessão com todos os jovens envolvidos, que coincidirá com uma prova do campeonato nacional, marcada previamente para coincidir nessa data, como fazemos tradicionalmente na Quinta do Conde, acompanhando as festividades promovidas pela Junta de Freguesia”, acrescenta.

 

Pista do Parque da Várzea recebe prova do campeonato nacional este sábado

- PUB -

Além dos treinos, a pista de voo circular do Parque da Várzea da Quinta do Conde acolhe vários momentos de competição. Este sábado, dia 10, recebe a última competição do campeonato nacional da modalidade, sem esquecer os eventos internacionais. Em Outubro, foi palco do 10.º Open Internacional e 1.º Open Ibérico de Aeromodelismo, organizado pelo Control Line Portugal, onde marcaram presença aeromodelistas oriundos de França, Espanha, Brasil e Portugal.

O Clube de Aeromodelismo Control Line Portugal encontra-se sedeado na Quinta do Conde mas resulta da união de vários aeromodelistas que se encontravam dispersos por vários clubes ao longo do país. “Nesta pista da Quinta do Conde, estes modelos voam num espaço confinado, em voo circular, mas existem outras categorias como voo livre e rádio controle. Fazíamos parte desses grupos e quando queríamos fazer algo éramos minoritários face aos nossos colegas da rádio controle”, explica Amílcar Contente. “Estávamos em permanente competição e contacto com outros grupos e fiz uma proposta para formarmos um grupo só de voo circular. Reunimo-nos em 2010 e em 2011 alcançámos um resultado espectacular no campeonato do mundo. Tínhamos reunido neste grupo os craques todos e fomos vice-campeões do mundo”, continua.

Com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra e da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, é criada a pista de voo circular no Parque da Várzea em 2015, certificada pela Federação Portuguesa de Aeromodelismo. “A ideia foi desde o início estarmos neste espaço a construir os nossos modelos e a voar mas também a receber jovens, a termos uma escola para trazer gente nova e dinamizamos o nosso espaço”, refere. “Até 2019, tínhamos contabilizado 2500 jovens. É muita gente a experimentar os aviões. Tem sido um trabalho muito giro que eu e o Sergei, também membro fundador do clube, temos desenvolvido ao longo deste tempo. O nosso clube tem cerca de 50 associados, de Norte a Sul do país, e até em França, Brasil e Egipto, e somos nós que de uma forma assídua damos suporte a estes eventos”, continua.

No presente, têm vindo a estreitar os laços com a comunidade local e realizado eventos de forma constante na freguesia, com o projecto Família +, as escolas e a Anime – Projecto de Animação e Formação, “que muitas vezes termina os seus eventos no Parque da Várzea na pista, com demonstrações de voo”. A Control Line Portugal dá, assim, “a possibilidade às pessoas de irem até à pista e voar, experimentar o voo circular. Temos ainda um acordo com a Associação de Pais das escolas locais, que sempre que querem fazer visitas de estudo ou visitar a Várzea, contactam-nos e os jovens vêm fazer um teste de voo connosco”, remata.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Novo 10 de portas fechadas após polémica que envolve dívida de 700 mil euros

Empresário apresentou proposta ‘promissora’, que acabou por deixar proprietário do espaço de mãos a abanar

Autoeuropa anuncia unidade 1 milhão do T-Roc que vai rodar noutro continente

Número redondo foi anunciado pela direcção da fábrica de Palmela. Automóvel já tem destino traçado

Minipreço do Bairro do Liceu assaltado esta tarde

O assaltante, que usava uma máscara de palhaço para não ser identificado, terá ameaçado os presentes com uma faca.
- PUB -