26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraCiclo musical “Cezimbra Antíqua” faz viagem entre o Período Medieval e a...

Ciclo musical “Cezimbra Antíqua” faz viagem entre o Período Medieval e a Renascença

“Música Medieval versus Renascentista” dá o mote para mais uma edição da Cezimbra Antíqua, ciclo musical que tem como palco a Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo, em Sesimbra. Com entrada livre, este ano a iniciativa apresenta cinco concertos que traçam o percurso desde o Período Medieval até ao início da Renascença, “convidando a escutar uma missa medieval, cantigas de amigo, música trovadoresca e as primeiras obras musicais ao estilo contrapontístico típicas do Renascimento”.

- PUB -

No que diz respeito à programação, arranca no próximo dia 29, pelas 16h00, com o Coro Gregoriano de Lisboa e Luís Madureira, dirigidos por Armando Possante, numa recriação de uma missa medieval, com leitura de excertos do Sermão do padre António Vieira, a ter lugar na Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo. No dia seguinte, 30 de Outubro, no mesmo horário e no mesmo local, apresenta-se “De Todos los Bienes, llena Real Book de la España Tardo-Medieval”, com Ariel Abramovitch no alaúde e o tenor Jonatan Alvorado, a partir de obras de Dufay, Ockeghem, Busnoys, Ghizeghem, Enrique, Cornago, Urrede, Encina e outros.

Em Novembro acontecem mais três espetáculos que têm a “música antiga” como fio condutor. Começa com “Oscilare, Entre o Medieval e o Despertar da Renascença”, no dia 1, pelas 16h00, com Milles Regretz Ensemble, António Carrilho, na direcção e nas flautas, Suzana Silva Batoca, nas flautas, Hélder Rodrigues no sacabuxa, Helena Raposo, no alaúde e vihuela, e Duncan Fox, no violone.

A 5, pela mesma hora, a Igreja de Nossa Senhora da Consolação do Castelo recebe “Cantares à Maneira Medieval – Cantigas Galego Portuguesas dos Séculos XIII e XIV”. A palco sobem Vozes Alfonsinas, a meio-soprano Susana Conde Teixeira, os tenores João Pedro Sebastião e Sérgio Peixoto, o barítono Victor Gaspar, Madalena Cabral, no rabeque e na viola de arco, Nuno Torka Miranda, no alaúde, Pedro Sousa Silva com flautas de bisel e Gonçalo Pinto Gonçalves nas apresentações e Manuel Pedro Ferreira na direcção.

- PUB -

O ciclo termina a 16 de Novembro, domingo, às 16h00, com Codez Faenz – Uma Viagem a Dois pelo Século XV, por António Carrilho, nas flautas, e Maria Bailey, em harpa e voz.

Recorde-se que o evento Cezimbra Antíqua, produzido pela Academia de Música de Almada, insere-se “na programação regular de música erudita no concelho de Sesimbra”, já consolidada com a Temporada de Música da Casa de Ópera do Cabo Espichel, que, de acordo com o município, “ao longo de anos tem trazido a Sesimbra os maiores intérpretes deste género musical e já atrai um público regular e conhecedor, assim como proporciona a muitos um primeiro contacto com este estilo musical”.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -