29 Novembro 2022, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraFreguesia da Quinta do Conde comemora 37 anos com saudações e medalhas...

Freguesia da Quinta do Conde comemora 37 anos com saudações e medalhas de mérito

Na tarde de sábado, a União Desportiva e Recreativa da Quinta do Conde foi o palco da comemoração do 37.º aniversário da freguesia da Quinta do Conde, marcada pela entrega de condecorações a personalidades e entidades locais.

- PUB -

O presidente da freguesia, Carlos Pólvora, abriu o painel de intervenções com uma viagem ao passado da Quinta do Conde, a vários momentos importantes da sua história, lembrando os antigos presidentes de junta, Alberto Gameiro, João Favinha, Augusto Duarte e Vítor Antunes, e agradecendo a todos os que contribuíram para “o que a freguesia é hoje” e que “continuam a lutar por melhores condições para a Quinta do Conde”.

Neste sentido, afirmou a continuação da luta “pelas obras de responsabilidade do Governo central como o novo centro de saúde, a nova escola secundária, de imediato o novo bloco de salas na Escola Michel Giacometti, que permite instalar o ensino secundário, o novo quartel para a GNR, a loja de cidadão e um novo lar de idosos” e “pelo prometido pela Câmara Municipal de Sesimbra”. A biblioteca, o auditório, o pavilhão multiusos, a estrada dos Almocreves, a reconversão da entrada da vila, a instalação do Spot das Artes no Parque da vila e a reabilitação do Mercado Municipal fazem parte da lista apresentada.

O presidente da Junta enumerou ainda as actividades realizadas ao longo do primeiro ano de mandato, iniciado a 16 de Outubro de 2021, garantindo que “do plano de actividades para 2022 temos praticamente cumprido a 100 por cento aquilo que nele indicámos”.

- PUB -

 

Câmara Municipal faz ponto de situação de projectos em curso

Francisco Jesus, presidente do município sesimbrense, por sua vez, lembrou que a Quinta do Conde “foi a freguesia do país que mais cresceu entre o final da década de 90 e o início da década de 2000. Se a memória não me falha, no ano da criação da freguesia. 1985, rondava os cinco mil habitantes e hoje sabemos que estes números já apontam para mais de 35 mil”.

- PUB -

Perante este “crescimento brutal”, é, no seu entender, “preciso criar este sentimento de identidade cultural e o movimento associativo e as autarquias tiveram um papel fundamental neste processo. Hoje a Quinta do Conde tem, por exemplo, uma rede de primeiro ciclo e pré-escolas que é das melhores que temos, diria, na Península de Setúbal e na Área Metropolitana de Lisboa”.

No que diz respeito aos equipamentos colectivos apontados como estando em falta, o edil começou por dar o exemplo do Auditório da Quinta do Conde, “em curso,que recebeu agora uma reclamação e teve de dar dois passos para trás para dar dois à frente novamente com a abertura do procedimento”, e da biblioteca, que, “com projecto concluído, está numa candidatura do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e esperamos que possa vir também a ser uma realidade”, sem esquecer o Spot das Artes, no Parque da Vila, e o Spot Jovem, englobado numa reabilitação do Anfiteatro da Boa Água.

Em andamento está ainda, de acordo com Francisco Jesus, “a reabilitação do Largo do Mercado e do Mercado da Quinta do Conde, já com projecto concluído”. Também as necessidades de habitação pública, cujos projectos estão a ser preparados para candidatura ao PRR, a reabilitação da Escola do Casal do Sapo e uma candidatura para melhoria de alguns equipamentos do Parque da Várzea, sem esquecer “duas grandes operações urbanísticas que além de outras vias de comunicação vêm possibilitar a concretização da tão almejada estrada dos Almocreves, estão a merecer a atenção municipal.

“Já esta quarta-feira, dia 12, em reunião de Câmara, vamos dar um passo significativo com a ratificação da Câmara Municipal de um despacho que aprovou um protocolo entre a autarquia e o Ministério da Saúde – Administração Regional para a construção do novo centro de saúde da Quinta do Conde e a respectiva submissão da candidatura”, disse, lembrando que estes “são passos significativos que não serão para amanhã nem para 2023 mas garantidamente são fundamentais para que possamos dar resposta às necessidades da Quinta do Conde”. O objectivo é, assim, aprofundar “a melhoria das condições da população, da mobilidade que tem de existir e que passa também pela revisão do plano de urbanização da freguesia”.

Para João Narciso, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, “a longa lista de saudações e medalhas é fruto do movimento associativo, do trabalho da população em conjunto com as autarquias locais, nomeadamente com a Junta de Freguesia” e iniciativas deste cariz “promovem na freguesia aquilo que é fundamental, a promoção da coesão social do concelho de Sesimbra”.

Além das intervenções institucionais e das condecorações, houve lugar para dois momentos musicais com o Grupo de Gaiteiros da Freguesia da Quinta do Conde, no início, e a Tuna da Universidade Sénior “O sonho não tem idade”, no final.

 

Personalidades e entidades distinguidas nas mais variadas áreas

Por ocasião do aniversário da Quinta do Conde, foram entregues saudações a Diogo Canilhas, Pedro Caldas e Vítor Silva, do Grupo Desportivo do Casal do Sapo, Associação Limited Edition Team, Carmen Vieira, Elisa Silva, Liam Lopes, Efim Pîntea, Isabela Carmo, João Carvalho, Joana Barros, Leandro Lopes, Pedro Bastos e Sónia Brázio, do Clube de Lutas do Bastos, Renato Sobral e Rodrigo Canário, da Associação Sócio Cultural e de Capoeira Bem Viver. A Manuela Reis, assistente técnica da Junta de Freguesia, foi atribuída a Medalha de Bons Serviços, enquanto Armando Sá e Maria do Carmo Serrote foram distinguidos com a Medalha de Honra. As Medalhas de Mérito foram para António Mestre Lopes, Faustino Marques, Francisca Rosa, Francisco Lopes, David Ferreira, Emanuel Oliveira e Rodrigo Valente, Ruben Bernardino Pedroso e Custódio Gaspar, sem esquecer a Associação Rádio Quinta do Conde, a Associação Sócio Cultural e de Capoeira Bem Viver, o Clube de Lutas do Bastos, o G.R.E.S. Batuque do Conde, o G.R.E.S. Corvo de Prata e a Liga dos Amigos da Quinta do Conde.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Cadáver de homem encontrado esta manhã na praia da Torre em Grândola

Corpo deu à costa no Carvalhal, havendo suspeitas de tratar-se de Manuel Arrábida, chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal desaparecido há sete dias

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -