30 Novembro 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraJovens da paróquia da Quinta do Conde preparam Jornada Mundial da Juventude

Jovens da paróquia da Quinta do Conde preparam Jornada Mundial da Juventude

À semelhança do que acontece em outros pontos do país, a paróquia da Quinta do Conde já se encontra a preparar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com a realização de diversas actividades.

“A Quinta do Conde já tem o seu comité organizador paroquial constituído e está neste momento em fase de divulgação e inscrição de voluntários e também da identificação de espaços de acolhimento”, começa por dizer João Marques, jovem da paróquia da Quinta do Conde, onde fez “todo o caminho de relação com a Igreja”, e coordenador do comité organizador diocesano de Setúbal. “Na linha do que está a ser feito nas outras paróquias, tem vindo a realizar diversas actividades de preparação dos jovens para a jornada, a que chamamos ‘Catequeses Rise up’, alguns encontros de divulgação e em Março foi feito o lançamento da jornada na paróquia”, continua.

- PUB -

Em 2019, foi feito o anúncio de que a próxima JMJ se realizaria em Lisboa e João Marques foi convidado a integrar o departamento de Juventude da Diocese de Setúbal, para acompanhar a preparação da jornada. No seu entender, “este conjunto de circunstâncias culminou com a sua nomeação para coordenador do comité organizador diocesano”, funções que exerce desde Junho deste ano. “Desde que começou este processo, nestes últimos meses de uma forma mais dedicada, acabei por ficar afecto à organização da Jornada Mundial da Juventude. Apesar da minha relação profissional à diocese, onde trabalho no gabinete de comunicação, também existe a minha ligação emocional, de pessoa de fé, que começou na paróquia da Quinta do Conde mas depois se alargou para outras áreas da actividade da Igreja a nível diocesano”, conta.

Nas suas palavras, “a JMJ é acima de tudo uma oportunidade para a nossa diocese, para o país inteiro e especialmente para os jovens. A Diocese de Setúbal foi convidada para ser diocese de acolhimento da jornada e o nosso bispo à época, D. José Ornelas, logo nos incentivou nesse campo de aproveitarmos esta oportunidade da jornada para fazer caminho com os jovens, oferecendo-lhes propostas formativas, de aprofundamento da fé, ligadas precisamente à jornada”.

Este trabalho de preparação da jornada com a envolvência dos jovens tem vindo assim a ser realizado desde 2019 e João Marques consegue identificar um crescendo nesta adesão. “Participei na jornada de 2016 em Cracóvia, onde da Quinta do Conde fomos apenas três jovens, quando a freguesia tem milhares. Hoje somos certamente mais, com mais de 300 pessoas da diocese envolvidas neste processo até agora”, refere. “Temos consciência de que é ainda uma realidade dos nossos jovens e por isso uma das nossas preocupações para agora foi a de explicar o que é uma JMJ”, adianta.

- PUB -

No presente, “ainda não sabemos quantos jovens, que vêm do mundo inteiro para participar na jornada, vamos receber mas é importante frisar que a JMJ é uma proposta espiritual a estes jovens, de caminho e preparação. É uma festa de juventude, um encontro onde se torna visível o que é a igreja católica em termos universais, presente nos quatro cantos do mundo, onde todos podem participar, independentemente da sua confissão religiosa, e por isso precisamos de todas as pessoas que se queiram disponibilizar a ser voluntários”.

 

Inscrições abertas para voluntários JMJ2023

- PUB -

Já se encontram abertas as inscrições para voluntários paroquiais na Jornada Mundial da Juventude 2023. Todos devem ter no mínimo 15 anos aquando da realização das actividades e irão apoiar eventuais actividades que decorram nas paróquias de acolhimento e mais tarde ter a oportunidade de participar no encontro final dos voluntários com o Papa Francisco.

De acordo com a organização, “todos os dados registados serão enviados para a plataforma que gere as informações dos voluntários e todos os que se registarem estão sujeitos a aprovação, ou não, posterior como voluntários consoante disponibilidade, idade ou outros factores. Apenas saberemos se a Quinta do Conde será paróquia de acolhimento mais perto de Agosto de 2023”.

No entretanto, a Diocese de Setúbal recebe os símbolos da JMJ entre os próximos dias 31 de Outubro e 1 de Dezembro, que farão a sua peregrinação pelas vigararias da diocese.

 

 

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem morre esfaqueado em cilada durante convívio 

Vitima, na casa dos 20 anos, era estudante e trabalhador na Autoeuropa

Corpo do chefe dos Bombeiros Sapadores de Setúbal encontrado na Praia da Torre em Grândola

Identificação do corpo terá sido feita por familiares na morgue, onde será realizada a autópsia, não havendo, até ao momento, indícios de crime 

Acidente na A2 junto a Palmela faz um morto e dois feridos ligeiros

Colisão entre dois veículos ligeiros ocorreu ao quilómetro 24.9 da Autoestrada 2. Vítima mortal tinha 42 anos
- PUB -