6 Outubro 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraProjecto único em Portugal que une surf e salvamento aquático regressa à...

Projecto único em Portugal que une surf e salvamento aquático regressa à Lagoa de Albufeira

A praia da Lagoa de Albufeira volta a ser palco de uma acção do projecto Surf & Rescue, actualmente na sua terceira edição, na manhã de 14 de Setembro.

 

- PUB -

O objectivo deste momento, direccionado exclusivamente aos órgãos de comunicação social, é apresentar o projecto e as formações desenvolvidas para surfistas, treinadores de surf e nadadores salvadores, que têm vindo a decorrer ao longo de toda a costa nacional desde 2020, partilhando igualmente conhecimentos sobre a segurança nas praias e a ligação entre o surf e o salvamento aquático em Portugal e contando com a presença dos promotores do projecto, órgãos de comunicação social e parceiros locais.

O projecto, único em Portugal por aliar o surf e o salvamento aquático, é fruto de uma parceria entre a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Fundação Vodafone Portugal e conta com a Câmara Municipal de Sesimbra como parceira.

O programa para a manhã de dia 14 começa pelas 09h30 com um encontro na praia, seguindo-se, às 10h00, actividades Surf & Rescue, com análise e interpretação das condições do mar, a segurança nas praias, primeiros socorros e suporte básico de vida e experiência de surf. As actividades encerram pelas 13h00, momento em que será realizada ainda a entrega de certificados. Pelas 13h30, realiza-se um almoço de convívio.

- PUB -

Recorde-se que no mês de Maio a Praia da Lagoa de Albufeira recebeu a primeira acção da iniciativa deste ano. A formação contou com 20 participantes, desde surfistas, treinadores, outros membros e trabalhadores de escolas e clubes de surfing, sem esquecer a presença de nadadores salvadores. A acção dividiu-se entre uma parte teórica, em terra, e outra prática, do mar e na Lagoa de Albufeira, onde foram ensaiadas táticas e técnicas de salvamento.

Nas palavras de Afonso Teixeira, director executivo da Associação de Escolas de Surf de Portugal, o objectivo do projecto “é dotar os surfistas e a comunidade das escolas de surf nacional de preparação e conhecimentos nas áreas do suporte básico de vida e do resgate de vítimas. É algo que já fazem, normalmente, sobretudo fora da época balnear”. Com esta formação, “ficarão mais aptos a tomarem as melhores decisões num determinado momento de aflição, aprendendo técnicas de resgate, de primeiros socorros e de Suporte Básico de Vida. Saber das suas experiências neste tipo de situações também é importante para nós, de forma a melhorarmos a iniciativa no futuro”.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Primeira pedra de construção de empreendimento à beira-rio lançada no município do Barreiro

Novo espaço habitacional pretende atrair famílias locais e jovens a um preço razoável   O lançamento da primeira pedra de construção do novo empreendimento que vai nascer...

Colisão contra portagens na A2 em Coina causa vítima mortal

Viatura bateu contra os pórticos das portagens e acabou por se incendiar

Acidente de trabalho com um reboque faz um morto e um ferido

Vitimas estavam a trabalhar debaixo da estrutura que lhes caiu em cima
- PUB -