26 Junho 2022, Domingo
- PUB -
InícioLocalSesimbraOcean Talks arrancam dia 21 para chamar a atenção para a importância...

Ocean Talks arrancam dia 21 para chamar a atenção para a importância de agir local

O barco que percorreu cinco estações náuticas ao longo da costa chega hoje a Sesimbra

Depois do Programa Atlantis, eis a Missão Atlantis, o novo projecto da Oceans and Flow, que a bordo de dois veleiros passou por cinco estações náuticas ao longo da costa portuguesa, Matosinhos, Oeste, Cascais, Lagos e a Baía de Sesimbra, onde chega hoje.

- PUB -

Em conexão com o oceano, percorreu diferentes pontos do país, onde apresentou o filme Programa Atlantis, realizado por Gustavo Neves, e partilhou ações de transformação e regeneração, com o objectivo de trazer um novo olhar sobre a educação ecológica, sensibilizar para a regeneração do oceano e chamar a atenção para a importância e o poder de agir e consumir localmente.

É precisamente neste sentido que as palestras oceânicas Ocean Talks encerram o movimento da Missão Atlantis, a 21 de Junho, Dia Mundial da Localização, em Sesimbra. A Localização é um movimento mundial criado pela cineasta Helena Norberg Hodge e esta é a primeira vez em que Portugal se associa a esta celebração. Tal como explica a equipa Oceans and Flow, “a localização é um movimento de resgate da economia para uma escala humana, através da valorização da produção local de bens e serviços necessários a uma comunidade”. Cultivar negócios com recursos locais fortalece, assim, “a coesão das comunidades, promove a saúde e o bem-estar, ao mesmo tempo que diminui o impacto no mundo natural, favorecendo a regeneração”.

A decorrer das 17h00 às 20h30, no Cineteatro Municipal João Mota, com entrada livre, as Ocean Talks, que também pode ser vistas em streaming, serão apresentadas por Mafalda Matos e contarão com a participação de sete oradores. 

- PUB -

Andreas Noe, The Trash Traveler, falará de arte local, enquanto Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, se irá focar em educação e consumo local. Já Livia Tirone, curadora e arquitecta, traz o tópico da arquitectura e urbanismo local e Joana Campos Silva, da Fashion Makers, falará de moda local.

Na segunda parte do encontro, a alimentação local será o foco do chef Ayurveda Francisco Basílio, a economia local será apresentada por Bárbara Leão de Carvalho, especialista em marketing regenerativo, e Virgílio Varela, consultor e fundador da Humanfleet, fechará o ciclo de palestras com a temática take action.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Avó e mãe de Jéssica cantaram em programa da TVI enquanto menina estava sequestrada

Família materna da vítima marcou presença em caravana de “Uma Canção Para Ti” na véspera da morte da criança

“Queremos ser uma das maiores potências desportivas do distrito de Setúbal”

Tiago Fernandes, presidente do Juventude Sarilhense

Menina de três anos morre em caso suspeito de maus tratos pela ama

Criança apresentava ferimentos na boca e nariz e hematomas no corpo. Ama disse que tinha caído de uma cadeira no dia anterior
- PUB -