6 Julho 2022, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraDinamização da juventude é bandeira na 8.ª edição do Festival da Liberdade

Dinamização da juventude é bandeira na 8.ª edição do Festival da Liberdade

Evento marcado para os dias 1 e 2 de Julho, na Quinta do Conde, contará quase com uma centena de iniciativas promovidas por jovens e associações juvenis

 

- PUB -

Após ter estado em Santiago do Cacém, em 2019, o Festival Liberdade tem a 8.ª edição marcada para os dias 1 e 2 de Julho, no recinto da Feira Festa, na Quinta do Conde, concelho de Sesimbra, tendo o programa sido apresentado esta quarta-feira, no Parque da Vila. O evento contará com perto de uma centena de iniciativas promovidas por jovens e associações juvenis da região de Setúbal.

Na programação deste ano há iniciativas nas áreas da música, dança, teatro, poesia, artes visuais, desporto e debates. Estas actividades irão decorrer pelas diferentes zonas do festival, como o palco liberdade, palco paz, palco igualdade, tenda juventude, mostra associativa, arte em liberdade, espaço desporto, assim como pelas ruas de todo o recinto.

Este festival apresenta uma mostra associativa com mais de duas dezenas de stands dedicados a projectos de juventude. O evento acolhe ainda, no dia 2 de Julho, um encontro do movimento associativo juvenil da região de Setúbal, que inclui a partilha de experiências entre as estruturas de juventude da região. Existirá uma discussão e aprovação de resolução sobre os desafios enfrentados pela juventude, assim como um debate em torno da campanha “Não Há Liberdade Sem Igualdade”, promovida pelo Comité Organizador do Festival.

- PUB -

O Festival da Liberdade tem como objectivo potenciar o envolvimento da juventude da região de Setúbal e do seu movimento associativo juvenil na construção do festival, ao fornecer-lhes a oportunidade de dinamizar os espaços, as iniciativas e os conteúdos que o integram. A promoção de um espaço de reflexão e partilha sobre as políticas de juventude na região e no país é uma das bandeiras do festival, com a comemoração dos valores da liberdade e a Revolução de Abril em plano de fundo.

“Este projecto é fundamental para a dinâmica da juventude na nossa Região”

Presente na apresentação pública do programa do festival esteve Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, onde explicou que a presença de muitos jovens na freguesia foi um dos motivos da escolha para ser este o local do evento.  “Estamos aqui na Quinta do Conde. Foi esta a freguesia que escolhemos para receber esta edição do Festival Liberdade, porque a Quinta do Conde é das freguesias com mais jovens da Região de Setubal”, referiu.

- PUB -

O presidente do Conselho Directivo da AMRS, André Martins, também marcou presença e lançou o desafio a todos os jovens e estruturas de juventude para fazerem parte deste evento. “Nos dias 1 e 2 de Julho participem no Festival Liberdade para conviver, para confraternizar, para demonstrar que os jovens, hoje, têm o sonho e capacidade de continuar a intervir na sociedade e a transformá-la, no sentido de continuarmos a ter um futuro melhor para todos”, apelou o também presidente da Câmara de Setúbal.

Sofia Martins, secretária-geral da AMRS, sublinhou a importância da juventude neste festival. “Este projecto é fundamental para a dinâmica da juventude na nossa Região. É exemplo de partilha e entrega a uma visão regional. Um projecto que assume uma visão de esperança e de confiança na capacidade transformadora e realizadora da juventude”, garantiu a secretária-geral.

O recinto irá funcionar a partir de dia 1 de Julho, entre as 17h00 e as 02h00, sendo que no dia 2 de Julho irá começar mais cedo, entre as 10h00 e as 02h00. O evento irá oferecer várias zonas de tasquinhas exploradas pelo movimento associativo, com os habituais comes e bebes. O Festival da Liberdade 2022, com informações e programa na página oficial do evento, tem entrada gratuita.

Comentários

- PUB -

Mais populares

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)

Pastelaria Abrantes fecha portas a poucos meses de fazer cem anos [actualizada]

Setubalenses têm recorrido às redes sociais para manifestar tristeza com a notícia, por se tratar de um espaço histórico
- PUB -