29 Setembro 2023, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraMissão Atlantis pretende trazer novo olhar sobre educação ecológica e regeneração do...

Missão Atlantis pretende trazer novo olhar sobre educação ecológica e regeneração do oceano

Expedição começou esta segunda-feira e chega a Sesimbra no próximo dia 14 de Junho

Depois do Programa Atlantis, que passou por Sesimbra em 2021, a Oceans and Flow apresenta a Missão Atlantis, que pretende trazer um novo olhar sobre a educação ecológica, uma sensibilização para a regeneração do oceano e uma chamada de atenção para a importância e o poder de agir e consumir localmente. 

- PUB -

“Sempre tivemos uma visão do que é a Missão Atlantis para além do Programa Atlantis. O programa é direccionado para jovens do 8.º ano, a missão pretende chegar a todos. O propósito é o mesmo: aproximar as pessoas ao oceano”, começa por dizer Violeta Lapa, líder da expedição e fundadora da Oceans and Flow, a O SETUBALENSE. “No seguimento dos resultados que tivemos no programa, temos um filme, de 54 minutos, muito inspirador, que apresenta o Programa Atlantis, a equipa e tem mensagens importantes”, adianta.

Também pela vontade de fazer chegar este filme ao maior número de pessoas, a bordo de dois veleiros, esta viagem teve início esta segunda-feira, 30 de Maio, e vai ligar cinco estações náuticas ao longo da costa portuguesa. 

Começa em Matosinhos e passa pela Estação Náutica do Oeste, Cascais, Lagos e Sesimbra, onde chega a 14 de Junho, marcando o fim da Missão Atlantis. Ao longo do percurso, o filme Programa Atlantis, realizado por Gustavo Neves, será apresentado e exibido em vários locais, tais como Leça da Palmeira, Santa Cruz, Estoril, Cascais e Lagos.

- PUB -

Da programação faz igualmente parte uma eco-acção de limpeza de praia na Foz do Sizandro, em Torres Vedras, a 5 de Junho, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, em parceria com a associação Sealand. Também o Dia Mundial dos Oceanos, a 8 de Junho, será comemorado, desta feita com a iniciativa “Aquele abraço”, com a Route Portugal, na Praia de Carcavelos.

 

Iniciativa pretende gerar “uma onda de mudança”

- PUB -

Com três temas eixo, a missão navega pela regeneração do oceano, procurando esclarecer “como podemos fazer parte desse ciclo de regeneração” e pela educação ecológica, “com o desenvolvimento de conteúdos e a partilha da viagem nas redes sociais da Oceans and Flow a partir do barco-escola zero waste que vai trazer muita inspiração para várias acções e mudanças que possam surgir a partir daí no dia-a-dia”. A localização é o terceiro tema principal, uma vez que a Missão Atlantis pretende, nas palavras de Violeta Lapa, “trazer o olhar para a importância de construirmos com as comunidades locais onde vivemos, valorizarmos o nosso território. Vamos celebrar e terminar a expedição a 21 de Junho, Dia Mundial da Localização. Será a primeira vez que Portugal se junta a este momento”.

Para além de Violeta Lapa, a bordo dos dois veleiros da comunidade Ocean Nomads estarão Cris Santos, da Oceans and Flow, responsável pela produção e comunicação, Filipa Coutinho, editora digital da National Geographic Portugal, Gustavo Neves, realizador e fotógrafo, Filipe Moreira Alves, investigador e guia de montanha, Luís Brito, velejador fundador do projecto Vela Solidária, Suzanne Van der Veeken, skipper e instrutora de Freedive, fundadora da Ocean Nomads, e Francisco Basílio que se ocupará das refeições a bordo, acompanhados do cão Wingo, “um verdadeiro lobo do mar durante estes dias”.

Com uma duração de três semanas, a Missão Atlantis conta ainda com o apoio e partilha de cinco embaixadores, que acompanharão as diversas etapas da viagem: Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, a primeira mercearia Zero Waste em Portugal, Manuel Centeno, campeão nacional de bodyboard, Miguel Blanco, surfista ambientalista, Andreas Noe, biólogo molecular que criou o projecto The Trash Traveler, e Susanne Van der Veeken, da Ocean Nomads community.

 

Ocean Talks chamam a atenção para importância de agir local

A Missão Atlantis termina, assim, em Sesimbra, a 21 de Junho, com um conjunto de palestras que pretende chamar a atenção para a importância de agir local e decorrem das 17h00 às 20h30, no Cineteatro Municipal João Mota, com entrada livre. 

As Ocean Talks, que também pode ser vistas em streaming, serão apresentadas por Mafalda Matos e contarão com sete oradores. Andreas Noe, The Trash Traveler, falará de arte local, enquanto Eunice Maia, Maria Granel, se irá focar em educação local. Já Livia Tirone, curadora e arquitecta, traz o tópico da arquitectura e urbanismo local e Joana Campos Silva, da Fashion Makers, falará de moda local.

Na segunda parte do encontro, a alimentação local será o foco do chef Ayurveda Francisco Basílio, a economia local será apresentada por Bárbara Leão de Carvalho, especialista em marketing regenerativo, e Virgílio Varela, consultor e fundador da Humanfleet, fechará o ciclo de palestras com a temática take action.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Burros vagueiam por Setúbal há vários dias. Autoridades sem resposta

Animais circulam livremente pelas ruas. Um cavalo já foi colhido pelo comboio

Menina de 14 anos está desaparecida em Setúbal

Desaparecimento já foi participado à GNR. Jovem foi vista pela última vez junto à Escola D. João II

Setúbal no doutoramento de Diogo Ferreira

Tese do historiador sadino foi obteve a classificação máxima 
- PUB -