7 Julho 2022, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraMunicípio de Sesimbra aprova plano extraordinário de acolhimento e integração para refugiados...

Município de Sesimbra aprova plano extraordinário de acolhimento e integração para refugiados da Ucrânia

Prioridades passam pela sinalização de famílias ou grupos, recepção e validação das ofertas de alojamento e satisfação das necessidades básicas

 

- PUB -

A Câmara Municipal de Sesimbra vai avançar com um plano municipal extraordinário de acolhimento a refugiados da Ucrânia, que inclui desde o acolhimento inicial à integração destes cidadãos na comunidade.

Assenta num trabalho de parceria entre a autarquia e a comunidade, instituições particulares de solidariedade social, movimento associativo, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e empresários locais.

No âmbito do acolhimento, as prioridades passam pela sinalização de todas as famílias ou grupos, recepção e validação das ofertas de alojamento, satisfação das necessidades básicas em termos de alimentação, vestuário e bens essenciais, e disponibilização de transporte para acompanhamento a serviços.

- PUB -

Integração das crianças e jovens nos estabelecimentos de ensino, concessão de benefícios no âmbito da acção social escolar, encaminhamento ao nível da saúde e do emprego, incentivo à participação nas actividades culturais e desportivas dinamizadas no concelho são outras prioridades deste plano no sentido de facilitar a integração na comunidade.

A Câmara Municipal está a assegurar apoio no processo de acolhimento e integração de migrantes ucranianos através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Sesimbra, disponibilizando informação sobre regularização de permanência em Portugal, direitos e deveres no acesso aos serviços, apoio social, psicológico e ao emprego e cursos de português como língua não materna.

Até agora, Sesimbra já acolheu perto de duas dezenas de agregados familiares oriundos da Ucrânia, integrados em alojamentos de familiares ou em casas de particulares que se disponibilizaram para receber estas pessoas temporariamente.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Pastelaria Abrantes fecha portas a poucos meses de fazer cem anos [actualizada]

Setubalenses têm recorrido às redes sociais para manifestar tristeza com a notícia, por se tratar de um espaço histórico

PSP deteve em flagrante homem a furtar catalisadores

Dono de uma das viaturas alertou a PSP, que conseguiu interceptar o indivíduo no local

Programa Festas Populares São Pedro Montijo 2022

Consulte o programa na íntegra das Festas Populares de São Pedro, que arrancam na terça-feira (28 de Junho)
- PUB -