23 Maio 2022, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraNovos acervos históricos, culturais e identitários enriquecem Arquivo Municipal de Sesimbra

Novos acervos históricos, culturais e identitários enriquecem Arquivo Municipal de Sesimbra

Presidente da Câmara destaca “a relevância destes acordos para a preservação e divulgação da história, cultura e identidade do concelho”

 

- PUB -

O Arquivo Municipal de Sesimbra está agora mais rico, depois de ter assinado protocolos para incorporação de fundos documentais da Sociedade Musical Sesimbrense, da Cooperativa Castelo-Zimbra – Cooperativa dos Pequenos e Médios Agricultores de Sesimbra, de José Manuel Nero e de Armindo do Câncio.

Para o presidente da Câmara, Francisco Jesus, importa destacar “a relevância destes acordos para a preservação e divulgação da história, cultura e identidade de Sesimbra. Estas cedências inserem-se na estratégia de recolha de informação do Arquivo Municipal, que abrange as mais diversas áreas”.

O fundo da indústria conserveira Pereira Nero e C.ª, ligado à indústria conserveira de Sesimbra, foi doado por José Manuel Nero, e integra escrituras, fotografias, livros de inventário e diários.

- PUB -

Por sua vez, a documentação da Sociedade Musical Sesimbrense, representada pelo presidente da direcção, José Garrau, é composta por actas, fotografias e pautas musicais.

No que diz respeito à Cooperativa Castelo-Zimbra, representada por Fernando Cristóvão Rodrigues, o fundo inclui documentação administrativa, livros de actas e livro de registo de associados.

O acervo pessoal de Armindo Marques engloba uma relação dos chefes de família residentes no Zambujal, de 1930 a 1963, registo de plantas e árvores, tipos de cultivo, listagem de propriedades, habitações e moinhos, paródias carnavalescas e profissões.

- PUB -

Estes acervos vão agora ser estudados, organizados, conservados e catalogados para que posteriormente possam ser consultados e contribuir para o estudo e conhecimento da cultura do concelho.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Piscina na urbanização dos Fidalguinhos está quase a sair do papel

Obra de 3,5 milhões de euros já tem projecto e concurso pode avançar ainda este ano. Futuro equipamento terá capacidade para cerca de 700...

Cidade perde rede de agentes com chegada da Transportes Metropolitanos de Lisboa

Rede com mais de uma dezena de estabelecimentos, construída pelos TST, desfeita com chegada de nova transportadora, prejudicando utilizadores mais velhos

Jovem sequestrado e violado em casa de banho da estação de comboios de Coina

Rapaz de 16 anos foi abusado por homem de 43. Violador está agora em prisão preventiva
- PUB -