1 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraNovos acervos históricos, culturais e identitários enriquecem Arquivo Municipal de Sesimbra

Novos acervos históricos, culturais e identitários enriquecem Arquivo Municipal de Sesimbra

Presidente da Câmara destaca “a relevância destes acordos para a preservação e divulgação da história, cultura e identidade do concelho”

 

- PUB -

O Arquivo Municipal de Sesimbra está agora mais rico, depois de ter assinado protocolos para incorporação de fundos documentais da Sociedade Musical Sesimbrense, da Cooperativa Castelo-Zimbra – Cooperativa dos Pequenos e Médios Agricultores de Sesimbra, de José Manuel Nero e de Armindo do Câncio.

Para o presidente da Câmara, Francisco Jesus, importa destacar “a relevância destes acordos para a preservação e divulgação da história, cultura e identidade de Sesimbra. Estas cedências inserem-se na estratégia de recolha de informação do Arquivo Municipal, que abrange as mais diversas áreas”.

O fundo da indústria conserveira Pereira Nero e C.ª, ligado à indústria conserveira de Sesimbra, foi doado por José Manuel Nero, e integra escrituras, fotografias, livros de inventário e diários.

- PUB -

Por sua vez, a documentação da Sociedade Musical Sesimbrense, representada pelo presidente da direcção, José Garrau, é composta por actas, fotografias e pautas musicais.

No que diz respeito à Cooperativa Castelo-Zimbra, representada por Fernando Cristóvão Rodrigues, o fundo inclui documentação administrativa, livros de actas e livro de registo de associados.

O acervo pessoal de Armindo Marques engloba uma relação dos chefes de família residentes no Zambujal, de 1930 a 1963, registo de plantas e árvores, tipos de cultivo, listagem de propriedades, habitações e moinhos, paródias carnavalescas e profissões.

- PUB -

Estes acervos vão agora ser estudados, organizados, conservados e catalogados para que posteriormente possam ser consultados e contribuir para o estudo e conhecimento da cultura do concelho.

- PUB -

Mais populares

Homem encontrado morto em casa no centro de Setúbal [Actualizada]

Cadáver de José, de 66 anos, foi transportado para a morgue do Hospital de São Bernardo para realizar autópsia

PJ investiga cadáver encontrado no interior de uma viatura em Setúbal

Populares alertaram as autoridades pelas 22h30. Homem, de 57 anos, terá morrido por causas naturais

Tribunal condena a 15 anos de prisão homicida de empregado de bar em Setúbal

Fábio Abenta, de 31 anos, deixa uma filha de dois anos de idade e era empregado de balcão há vários anos
- PUB -