27 Maio 2022, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraIgreja da N. Sra. da Esperança recebe concerto para angariação de fundos...

Igreja da N. Sra. da Esperança recebe concerto para angariação de fundos para povo ucraniano

Evento conta com presença do padre ucraniano Ivan Petliak e actuação de João Mendonza

 

- PUB -

No próximo dia 18, a Igreja da Nossa Senhora da Esperança, na Quinta do Conde, recebe o evento solidário “Concerto pela paz”, que começa pelas 21 horas e tem como principal objectivo angariar fundos para o povo ucraniano.

A entrada é livre mas, tal como explica João Mendonza, de quem partiu a ideia, “o valor do bilhete deve converter-se na doação de bens de primeira necessidade para enviar para a Ucrânia”. “As pessoas podem ajudar como puderem, toda a ajuda, seja de tipo alimentar, de saúde ou financeira, é bem-vinda e importante”.

A O SETUBALENSE, o tenor conta ainda que “a ideia para este concerto solidário surgiu de uma forma bastante natural” ao ver na televisão o padre Ivan Petliak, vigário das paróquias de Azeitão e das paróquias da Quinta do Conde, celebrar uma missa.

- PUB -

“Entrei em contacto com ele directamente, perguntei-lhe o que achava da ideia e em meia hora tinha tudo preparado. Ele e o padre Carlos Russo foram os responsáveis pela rápida organização deste concerto, no qual o padre Ivan rezará um Avé Maria em ucraniano e de seguida eu cantarei o meu em português”, partilha.

“Gosto de ajudar quando posso e penso que cantar é a melhor forma que tenho de o fazer”, adianta o músico, que se fará acompanhar por Renato Sousa, guitarrista, que “respondeu prontamente ao apelo”.

Este domingo, dia 13, João Mendonza lança o seu novo álbum, “Ao vivo”, dedicado a Nossa Senhora de Fátima. “Trata-se de um CD religioso, com 13 canções, e vai ser apresentado pela primeira vez neste concerto solidário, aos fiéis, aos fãs, a quem goste da minha música”, refere, assumindo “o compromisso de doar metade do valor do álbum para angariar bens para o povo ucraniano”.

- PUB -

Junta de Freguesia recebe bens nas suas instalações

Na reunião de dia 2, a Junta de Freguesia da Quinta do Conde aprovou a promoção, junto das instituições da freguesia, nomeadamente da Igreja Católica, IPSS, movimento associativo, comerciantes e grupos de voluntários, uma parceria para a recolha de alimentos não perecíveis e medicamentos para apoiar o povo ucraniano.

A Junta de Freguesia encontra-se, assim, a receber esses bens nas suas instalações, todos os dias úteis, entre as 09 e as 17 horas.

Movimento associativo marca posição

Também o Fórum Quintacondense manifestou a sua “mais veemente condenação à invasão à Ucrânia”, considerando que “as partes integrantes do Fórum Quintacondense sempre condenaram toda e qualquer guerra ao longo das suas vidas, condição que acrescenta relevante superioridade moral”.

No seu entender, “as verdadeiras vítimas são inequivocamente os povos, dos países envolvidos e de todo o mundo”. A associação quintacondense recorda ainda que o município de Sesimbra “foi pioneiro no combate à proliferação de armas nucleares”.

“Através da sua Assembleia Municipal, Sesimbra declarou-se Município livre de armas nucleares em Abril de 1983, no auge da designada ‘Guerra Fria’, quando a União Soviética possuía o maior arsenal de armas deste tipo no mundo e alguns anos antes os Estados Unidos da América tiveram a ousadia de as utilizar contra inocentes em território japonês, já no findar da II Guerra Mundial.”

Por sua vez, o Rotary Club da Quinta do Conde, no âmbito do programa da sua governadoria de cooperar com a Associação dos Ucranianos em Portugal e a embaixada da Ucrânia em Portugal para recolha de bens de primeira necessidade para apoio às vítimas da guerra na Ucrânia, encontra-se em colaboração com a Junta de Freguesia e a Quinta do Peru.

Nestes dois pontos de recolha, podem ser entregues bens de maior necessidade, entre material de primeiros socorros e fármacos e alimentos, nomeadamente conservas e enlatados.

Comentários

- PUB -

Mais populares

Jovem de 16 anos morre colhido por touro nas Festas da Moita

Vítima foi transportada em estado crítico para o Hospital do Barreiro, mas acabou por não resistir aos ferimentos

Sonae Capital vende hotéis em Tróia

Apesar do negócio, multinacional mantém gestão do Aqualuz Tróia Mar&Rio e do The Editory By The Sea Tróia-Comporta

Bilhete de época para atrair mais vitorianos ao Bonfim em 2022/23

Sadinos avançam com medida para terem mais sócios no estádio nos jogos da Liga 3
- PUB -