2 Dezembro 2021, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraRevista Akra Barbarion mostra em quinta revista cultura e património de Sesimbra

Revista Akra Barbarion mostra em quinta revista cultura e património de Sesimbra

A Capela do Espírito Santos dos Mareantes recebeu, na tarde de sábado, o lançamento da quinta revista Akra Barbarion – Sesimbra, Cultura e Património.

- PUB -

A nova edição, que inclui um conjunto de temáticas que contribuem para a valorização da história, cultura e património da região, foi apresentada por Fernanda Rodrigues, responsável pelo Arquivo Municipal, num momento que contou igualmente com a presença do presidente da Câmara Municipal, Francisco Jesus.

Pedro Silva, investigador e autor do artigo “O espadarte em Sesimbra: À mesa com os senhores do mar”, foi o convidado da sessão, com uma apresentação na qual explicou como este peixe se tornou um elemento identitário da vila.

Nos vários artigos publicados, de caráter científico e inédito, são igualmente abordados assuntos como a ocupação do Neolítico Médio da Lapa do Fumo, a batalha naval do Cabo Espichel, novas achegas para as Cortes de Lisboa de 1498, património religioso do concelho de Sesimbra, lagares de azeite, o fundo documental da Casa da Mesquita e as escolas Conde de Ferreira.

- PUB -

Faz também parte desta edição, que poderá ser adquirida na Biblioteca Municipal de Sesimbra e no Núcleo Museológico da Capela do Espírito Santo dos Navegantes, a transcrição dos dois últimos cadernos do “Tombo da edificação do Mosteiro da Piedade”, sobre a administração dos bens e rendas do bodo, albergaria e hospital do Espírito Santo, em Sesimbra nos séculos XIV e XV.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Dirigir o Vitória Futebol Clube no feminino: as mulheres nos actuais órgãos sociais do clube sadino

Sara Ribeiro, Ana Cruz, Dulce Soeiro e Helena Parreira partilham as suas vivências no clube, cujo regresso à I Liga tanto anseiam   Quando questionadas sobre...

António Costa anuncia que Portugal vai pedir à União Europeia que Península de Setúbal passe a ser uma NUT II

O primeiro-ministro diz que a Península de Setúbal está a ser fortemente penalizada por estar integrada na estrutura nominal da AML  

Volkswagen anuncia novo investimento de 500 milhões na Autoeuropa nos próximos cinco anos

Valor vai ser aplicado "em produto, equipamento e infra-estruturas", explicou Alexander Seitz
- PUB -